A memória de um padre santo: aplicativo Passeio com Padim como serviço de informação turística religiosa na cidade de Juazeiro do Norte (CE)

Julyana Alves Sales (Lattes)

Discute o serviço de informação turística religiosa na cidade de Juazeiro do Norte (CE), ressaltando a importância da identificação dos principais pontos turísticos da cidade de maneira a rememorar sua relevância para construção da memória da cidade, apresentando-os como lugares de memória. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório-descritiva, quanto aos procedimentos, qualifica-se como qualitativa, quanto aos meios, é de cunho bibliográfica. Trata também da memória que é estudada pelas Ciências Sociais, não abordando a memória psíquica, mas sim, de um tipo de memória que atinge toda a população, que é responsável por transmitir e armazenar conhecimentos, costumes, que são passados de geração em geração nas mais distintas formas. Abordaremos nesse estudo os conceitos de memória oral, memória e história, memória individual, memória coletiva, memória social, memória cultural e memória comunicativa e lugares de memória, buscando apresentar autores referência em cada um deles. A cidade de Juazeiro do Norte (CE) se tornou conhecida nacionalmente pelo milagre da hóstia e pelos feitos do Pe. Cícero. Desde então, milhões de pessoas já visitaram a cidade em busca de estar nos locais em que o Padim esteve, conhecer onde viveu, o monumento em sua homenagem bem como o túmulo onde está sepultado; para assim, de certo modo relacionar-se de maneira direta com o santo que são devotos. Buscou-se apresentar os principais conceitos e pesquisadores que buscam compreender e estudar os diversos ramos que o turismo está envolvido, as características que os distinguem e o público que cada segmento atrai. Apresentamos de maneira breve, questões relativas à relevância da informação para o setor do turismo, estendendo-se ao serviço de informação turística que será proposto para a cidade de Juazeiro do Norte (CE). Por fim, como produto da dissertação, propomos um serviço de informação turística para a cidade, de maneira a disponibilizar em um único lugar” como chegar aos principais pontos turísticos” e a rememoração da história deles, por meio de um aplicativo. O produto foi pensado na forma de um aplicativo por compreender ser esta ferramenta a mais acessível aos turistas que visitam a cidade do Padre Cícero, já que não estamos pensando apenas nos senhores e senhoras que participam anualmente das romarias, e sim em todos que passam pela cidade.

Memória; Turismo religioso; Serviço de informação turística religiosa; Passeio com Padim; Padre Cícero

Ariluci Goes Elliott

Informação, cultura e memória