Título:

Acessibilidade e inclusão informacional: proposta de um manual de serviços de informação para bibliotecas escolares

Autor (a):

Ana Lúcia Lucio Pinheiro (Lattes)

Resumo:

A biblioteca é um local de inclusão social, a partir do acesso à informação ofertada pela biblioteca, o usuário pode adquirir conhecimento, sendo assim incluso na sociedade. Entretanto, se faz necessário que a informação seja acessível para todos, possibilitando que pessoas com deficiência utilizem seus serviços informacionais. Logo, é necessário fazer uma pesquisa no que diz respeito a acessibilidade em bibliotecas escolares. Nesta direção, este estudo busca apresentar percepções teórica-conceituais de serviços informacionais e deficiências, como também características das bibliotecas escolares no âmbito da inclusão e da acessibilidade. A problemática a ser respondida nessa pesquisa, apresenta a seguinte indagação: Como contribuir para a acessibilidade dos serviços informacionais nas bibliotecas escolares? A pesquisa tem como objetivo geral: contribuir para o manuseio de serviços informacionais acessíveis em bibliotecas escolares através de um Manual Instrutivo. E os objetivos específicos foram estabelecidos em: abordar as percepções teórica-conceituais a partir das características das bibliotecas no âmbito da inclusão e da acessibilidade; selecionar os principais serviços de informação que podem ser implementados de forma acessível para bibliotecas. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, vinculado à acepção do método indutivo, com abordagem de cunho qualitativo, tendo como técnica de pesquisa para a coleta de dados a aplicação de questionário para escolas municipais de Juazeiro do Norte, quanto aos fins desta pesquisa, é do tipo exploratória e descritiva. Vale ressaltar que as bibliotecas devem promover ações que eliminem as barreiras que impedem o acesso à informação e à geração de conhecimento. Para isso é necessário que as bibliotecas façam um planejamento para adequar seus serviços para atender os diversos usuários, tornando assim um ambiente informacional acessível a todos e, consequentemente, satisfazendo a necessidade dos mesmos. Pensando nisso, foi elaborado nesta pesquisa um Manual de Instruções, no qual foram selecionados os principais serviços de informação: Empréstimo Domiciliar, Consulta ao Acervo, Visita Orientada, Serviço de Acesso à Computadores, Serviço de Referência e Informação Utilitária. Tais serviços podem ser implementados de forma acessível nas bibliotecas escolares, tendo como principal objetivo a inclusão informacional para as pessoas com deficiências.

Palavras-chave:

Biblioteca escolar; Acessibilidade; Serviços acessíveis; Inclusão informacional; Manual

Orientador (a):

Cesar Augusto Cusin

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Produto de pesquisa:

Manual de serviços de informação acessíveis para bibliotecas escolares

Data de Defesa:

15/07/2021

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1 Comentário em Acessibilidade e inclusão informacional: proposta de um manual de serviços de informação para bibliotecas escolares

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