Título:

Aplicação do composto de marketing através das estratégias digitais: um modelo de planejamento estratégico de marketing para as bibliotecas públicas do Triângulo Crajubar

Autor (a):

Andressa Rayane Souza Garcia (Lattes)

Resumo:

Discute o potencial das estratégias digitais aplicadas no composto de marketing nas bibliotecas públicas do triângulo CRAJUBAR, compreendendo os benefícios que a prática da gestão em marketing resultaria para a permanência, competitividade e visibilidade dessas instituições sem fins lucrativos. Apresenta como objetivo geral: Propor um modelo de planejamento de marketing digital coerente com a realidade das Bibliotecas Públicas do Triângulo CRAJUBAR. E como objetivos específicos: Identificar a aplicação de estratégias de marketing digital nas BPMs do CRAJUBAR; Compreender os benefícios que a adoção da filosofia do marketing proporciona às bibliotecas públicas como instituições na visão dos bibliotecários gestores e usuários das BPMs do CRAJUBAR; Identificar mídias sociais e estratégias digitais de gestão em marketing que possam auxiliar nas ações/atividades das BPM do CRAJUBAR. O curso metodológico é fundado em um estudo exploratório e bibliográfico que possui como método de pensamento o método dialético – isto é, possui teoricamente os
instrumentos, tese, analisa como são usados na realidade prática, antítese, e diante da contradição existente aponta medidas, síntese, que melhorarão o serviço oferecido pelas BPs. O procedimento de coleta de dados foi realizado por meio da aplicação de questionários nas
BPs do CRAJUBAR, caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa. Para análise dos resultados da pesquisa foi empregada à técnica de análise de conteúdo. Considerando a análise dos dados, entende-se de forma conclusiva que, embora as BPMs não possuam um planejamento de marketing estruturado posto em prática, várias ações relacionadas ao marketing são empregadas pelas bibliotecas conquanto, não atingindo a eficácia almejada. Nesse sentido, a pesquisa apresenta um modelo para a elaboração de um plano de marketing digital para as BPs do CRAJUBAR coerente com a sua realidade. Esperase que essa pesquisa resulte em reflexão e proporcione a prática da gestão de estratégias digitais em marketing por parte dos profissionais das BPs angariando status, desenvolvimento e valorização dessas instituições bem como suceda em posteriores pesquisas acerca do tema
abordado.

Palavras-chave:

Marketing; Biblioteca Pública; Estratégias Digitais

Orientador (a):

Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

14/03/2018

Acessar dissertação

1 Comentário em Aplicação do composto de marketing através das estratégias digitais: um modelo de planejamento estratégico de marketing para as bibliotecas públicas do Triângulo Crajubar

  1. […] Este é um modelo de planejamento estratégico de marketing para as Bibliotecas do Triângulo Crajubar, resultado da dissertação “Aplicação do composto de marketing através das estratégias digitais: um modelo de planejamento e…“. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *