Coordenadora:

 

Carla

Carla Façanha de Brito

Doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. Desenvolve pesquisa sobre Musealização e representação documental dos Ex-Votos do Museu Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, CE. Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB, onde desenvolveu pesquisa relacionada aos processos de representação dos Ex-Votos do Museu do Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE, apoiado no modelo de Categorização Aristotélico. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Coordenadora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia – MPB da UFCA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recursos e Serviços de Informação. Possui interesse também em pesquisas relativas a disciplina de memória e representação da informação. Atua no campo Museologia e Patrimônio. Participa de Grupos de Pesquisa: 1. Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização, área predominante Museologia – Instituição/UNIRIO. 2.Memória e Organização do Conhecimento em Ambientes Informacionais – Instituição/UFCA.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: carla.facanha@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6421811965337503

 

Vice-Coordenadora:

 

Maria

Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Possui Doutorado em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB); Mestrado em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares pela Universidade de Brasília (UnB) Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA); e Graduação em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas, escolares, leitura e formação de leitores.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: 40
E-mail: cleide.rodrigues@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5619979866984830

 

Corpo Docente Permanente

 

Ariluci

Ariluci Goes Elliott

Professora Efetiva do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Desenvolve docência em disciplinas relacionadas à Organização e Tratamento da Informação. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Especializada em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: 40
E-mail: ariluci.goes@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9873581625743462

 

 

 David

David Vernon Vieira

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Organização da Informação, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012. A pesquisa do doutorado observou a utilização das mídias sociais em bibliotecas universitárias espanholas. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atuação acadêmica: Desde 2005 é professor do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atuação profissional: experiência como analista de sistemas em projetos de desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão para as áreas de manufatura e administração empresarial em empresas do ramo petrolífero, hospitalar e curtimento de couro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação de bibliotecas, Mídias Sociais, Bibliotecas Universitárias, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Ensino à Distância. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão que envolve o emprego da Tecnologia da Informação para as áreas de Ciência da Informação e Administração.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: 42
E-mail: david.vieira@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3561131844492762

 

 

Denysson

Denysson Axel Ribeiro Mota

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando na linha de Representação da Informação, mais especificamente com Web Semântica e Web Pragmática. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011), onde trabalhou com ênfase em Gestão do Conhecimento para Micro e Pequenas Empresas. Especialista em Análise de Testes no projeto de residência em sofware pelo CIn/UFPE, onde atuou no C.E.S.A.R. como analista de testes. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tiradentes (2007). Foi professor substituto da Universidade Federal de Sergipe, entre 2010 e 2012, atuando na graduação com Sistemas de Informação, Gestão da Informação e Fundamentos de Computação. Atualmente é professor substituto Universidade Federal do Cariri, onde é Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Ambientes de Informação, atuando nas áreas de estudos Gestão de Unidades de Informação e Tecnologia da Informação, e nos cursos de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia e Engenharia de Materiais.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: 46
E-mail: denysson.mota@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1273037072033521

 

 

Elieny

Elieny do Nascimento Silva

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri. Professora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPGB) – UFCA. Coordenadora da Especialização Gestão em Ambientes de Informação da UFCA. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Áreas de interesse: Gestão de Unidades de Informação, Marketing em Unidades de Informação;Gestão de Recursos Humanos; Planejamento Bibliotecário; Bibliotecas Públicas, Escolares, Comunitárias, Universitárias, Especializadas e Especiais; Representação Temática da Informação: Indexação; Leitura e formação de leitor; Ética profissional; Responsabilidade Social Universitária, Políticas Públicas de Informação; Formação profissional , Extensão Universitária, Currículo. Mediação da informação.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: elieny.silva@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1365092858604074

 

 

Francisca

Francisca Pereira dos Santos

Pós doutora em Lingüística – Universidade de Poitiers – França (Bolsa Pós-doutoral CAPES 08/2012 a 07/2013). Doutora em Literatura e Cultura – Universidade da Paraíba- UFPB (2009). Mestra em Sociologia – UFC – 2002. Terapeuta Holística com Mestrado em Reiki (2013). Especialista em Literatura Brasileira ( URCA- 2000). Graduada em Letras – URCA Universidade Regional do Cariri (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal do Cariri, atuando principalmente nos seguintes temas: cordel, gênero, cultura e permacultura.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: 38 /42
E-mail: francisca.fanca@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0939531253224149

 

 

Gracy

Gracy Kelli Martins

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Marília/SP, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atualmente é professora adjunta no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba – PB; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Biblioteconomia (UFCA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB). Atua nas áreas de Organização e Representação da Informação/ Conhecimento; Fundamentos teóricos e Memória em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: gracy.martins@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7431498333122929

 

 

Henry

 Henry Poncio Cruz de Oliveira

Formação acadêmica: Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP (2014). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (2010). Graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal da Paraíba (atual IFPB) (1996). Atuação profissional (atual): Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ex-Professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) . Ex-Cordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFCA (PRPI-UFCA). Coordenador do Portal de Periódicos da UFPB. Avaliador em periódicos científicos nacionais em Ciência da Informação. Parecerista ad hoc em editoras universitárias. Desenvolve pesquisa com fomento do CNPq via edital Universal/2014. Pesquisador em temáticas relacionadas a Informação, Memória e Tecnologias, com especial ênfase em Arquitetura da Informação Pervasiva, Arquitetura de Livros Eletrônicos, Memória e Preservação em Ecologias Informacionais Complexas.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: henry.poncio@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4231993792347599

 

 

Jonathas

Jonathas Luiz Carvalho Silva

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Ministra disciplinas no setor de pesquisa e fundamentos teóricos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Na pesquisa, atua na fundamentação teórica, histórica, epistemológica e filosófica da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Informação; estudo de usuários e mediação da informação; bibliotecas escolares, comunitárias e públicas; atuação profissional, representação ética e político-institucional da Biblioteconomia. Colunista e colaborador da Revista Biblioo.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: 44
E-mail: jonathas.carvalho@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2376636144965734

 

 

silhueta

Lucas Almeida Serafim

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), anteriormente campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri. Possui interesse de pesquisa em: Ciência da Informação; Biblioteconomia; Competências em Informação (Information Literacy); Comportamentos de informação; Informação no Lazer; The Serious Leisure Perspective; Abordagem Positiva da Informação; Contextos Maiores de Informação (aspectos afetivos, emocionais, prazerosos e profundos da informação); Informação no contexto do Fisiculturismo Competitivo; Métodos Visuais e de Arte Informada; Etnografia da Informação.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: lucas.almeida@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8413756820860572

 

 

Luis Manoel

Luiz Manoel Lopes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Cariri atuando como professor do PRODER – Programa de Pósgradução em Desenvolvimento Regional Sustentável no Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável onde ministra a disciplina Estudos do Semiárido pesquisando os conceitos de diferença, acontecimento, desterritorialização e reterritorialização como contribuições para um novo modo de pensar o desenvolvimento regional; atua também como professor do curso de graduação em filosofia, pesquisando na Filosofia Contemporânea principalmente os seguintes pensadores: Bergson, Deleuze, Foucault, Derrida, e Cheik Anta Diop. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão, sendo líder do grupo de Pesquisa do CNPq LAPENC – Laboratorio do Pensamento Contemporâneo, em torno das noções de temporalidade, subjetividade complexidade e sustentabilidade. Atualmente, também coordena o Projeto de Extensão Usina de Ideias da Universidade Federal do Cariri.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: manoel.lopes@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0148195378287401

 

 

Robson

José Robson Maia de Almeida

Doutor (2014) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com pesquisa sobre Aprendizagem Musical Compartilhada com instrumentos musicais de sopros. Especialização em Arte e Educação pelo IFCE (2007) e Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2005).

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: 112
E-mail: robson.almeida@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5116712500151643

 

 

Marcelo

Marcelo Eduardo Leite

Fotógrafo, pesquisador e docente no ensino superior. É professor na Universidade Federal do Cariri desde seu surgimento em junho de 2013, fruto do seu desmembramento da Universidade Federal do Ceará (Projeto de Lei 2208/2011), na qual ingressou em 2010 (Edital 103/2009). Tem formação acadêmica constituída pelos seguintes títulos: Bacharelado em Ciências Sociais pela UNESP (1998), Licenciatura em Ciências Sociais pela UNESP (1997), Mestrado em Sociologia pela UNESP (2002) e Doutorado em Multimeios pela UNICAMP (2007). É filiado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e à Associação Brasileira de Antropologia – ABA. Tem experiência nas áreas da Fotografia e Memória Social, Antropologia Visual e História do Fotojornalismo Brasileiro. Participou de mais de 40 exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Recebeu 9 prêmios na área da fotografia, 5 deles internacionais. Trabalhou por 5 anos para a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2003-2007), na qual ministrou um total de 9 oficinas de fotografia. Foi professor nas faculdades UNAR e FAAL (2005-2009), ambas situadas no interior paulista. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq Estudos Fotográficos. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a memoria do fotojornalismo brasileiro, com ênfase nas revistas O Cruzeiro, Manchete e Realidade. Orienta trabalhos que problematizam alguns processos de representação na fotografia brasileira, com ênfase nas relações entre fotojornalismo, fotografia autoral e os processos de construção da imagem do Brasil na segunda metade do século XX. Teve projetos de pesquisa financiados pelas agências de fomento FAPESP, CAPES, CNPq e FUNCAP. Foi um dos vencedores do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da FUNARTE em 2012, com a pesquisa Realidade: O Fotojornalismo (autoral) de uma revista, que pode ser visitada no endereço realidade.ufca.edu.br

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: marcelo.leite@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7532208614478038

 

 

Paulo

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Portugal) com experiência docente na disciplina de Metodologia de Pesquisa no Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da mesma universidade, Investigador do Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (Labcom Online) da Universidade da Beira Interior (Portugal), Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná . Professor Adjunto III da Universidade Federal do Cariri nos Cursos de Comunicação Social, Design do Produto e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – PRODER. Coordenador da Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Desenvolvimento Regional (PRODER), Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. Bolsista no Exterior da Fundação CAPES de Pesquisa Pós-Doutoral. Avaliador do INEP – Cursos de Educação Superior. É avaliador ad hoc de Cursos Superiores de Graduação e Tecnológicos, designado pelo INEP/MEC.Membro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Intercom, Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos de Pesquisa em Jornalismo (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos seguintes temas: telejornalismo, audiovisual, metodologia e pesquisa científica.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: paulo.cajazeira@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1769678534430582

 

 

Cesar Augusto Cusin

Cesar Augusto Cusin

Técnico em Processamento de Dados (1995), Graduado em Letras pelas Faculdades Integradas de Itararé (2001), Mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) (2005), Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) (2010). Professor e Coordenador de Pesquisa do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Paraíso (FAPCE). Professor do Mestrado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Acessibilidade do W3C (Escritório Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa – Novas Tecnologias em Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Consultor “ad hoc” de Business Intelligence da Soyuz Sistemas, de Ciência da Informação e Semântica da Seofish e de Acessibilidade do Instituto Döll de Tecnologia e Educação (IDTE). Atua como professor visitante em cursos de Pós-Graduação. Tem experiência e publicações nas áreas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, atuando principalmente com arquitetura da informação, desenvolvimento/acessibilidade web, gestão da informação e business intelligence.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: —
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3946561052824159

 

 

Luís Celestino de França Júnior

Luís Celestino de França Júnior

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política, Jornalismo Impresso, Comunicação e Cultura e as representações midiáticas da fome.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: luis.celestino@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4998271672992540

 

Corpo Docente Colaborador

 

Emir

Emir José Suaiden

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1 B e Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Emir José Suaiden é graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri e pós-doutorado (2002) pela Universidad Carlos III de Madri. Tem experiência na área de ciência da informação , principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação, gestão do conhecimento e inclusão digital para a inclusão social. Na década de 70 foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas , no sistema de co-edição de livros e na propagação de uma política de leitura. Essas mesmas atividades foram implementadas posteriormente quando Emir José Suaiden assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de estudos para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC/Unesco). No período de 2003-2005 assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal onde desenvolveu atividades de fomento a pesquisa. De 2011 a 2013 foi membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2002 desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal , tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. São numerosas as citações nas bases de periódicos indexados do Portal Capes e em bases abertas como o Live Search. De 2005 a 2013 dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.Em setembro de 2013 foi nomeado Diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Em 2011 foi incluído no Who’s Who in the World 2011, a Who’s who in America Publication, Marquis Who’s Who. New Jersey, january 2011, p.2537, disponível em http://www.marquiswhoswho.com. Em dezembro de 2013 foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. (DOU 236).Em janeiro de 2014 foi nomeado membro da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: —
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5651552109380543

 

 

 Henriette

Henriette Ferreira Gomes

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Diretora do ICI/UFBA. Chefe do Departamento de Documentação e Informação do ICI/UFBA e docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação, Educação, Comunicação e Organização da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, informação, educação, mediação, tecnologias da informação, documentação científica, organização da informação e fundamentos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: —
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0013890432793373

 

 

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina e professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, mediação da informação, serviço de referência e informação, bibliotecas públicas e biblioteconomia. Mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br). Presidente (Gestão 2014-2016) da ABECIN – Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: —
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1049186978910803

 

css.php