Título:

Entre lembranças e esquecimentos: a historicidade de Teresina-PI pelas memórias de idosos

Autor (a):

Ana Cristina Guimarães Carvalho (Lattes)

Resumo:

Na perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, a memória é estudada enquanto produto das relações de interação social entre indivíduo e sociedade que, afetando-se mutuamente, geram conexões capazes de produzir sentidos e significados em um cenário dinâmico e dialógico. No concreto, no espaço, no ambiente em que os sujeitos sociais convivem e percorrem a trama da
vida, a memória se enraíza e ganha contornos materiais. Neste processo está a cidade, que emoldura as relações do indivíduo com seu grupo social, viabilizando o desenvolvimento das experiências humanas e sociais. A partir de suas percepções sensíveis, os habitantes da cidade produzem dela discursos e imagens para além de sua configuração física, tornando-a um lugar portador de significado e de memórias. Nesta direção, este estudo busca analisar como as memórias individuais, enquanto elemento informacional, contribuem para a construção da memória coletiva da cidade de Teresina. Por meio de um estudo qualitativo e exploratório, ancorado na dialética e no materialismo histórico, procura-se observar, no relato dos entrevistados, que informações foram “escolhidas” para perpetuar-se na história de suas vidas. Analisar os aspectos comuns e distintos ao processo de construção da memória coletiva e das
memórias individuais; verificar as interlocuções existentes entre memória individual, coletiva e oficial no processo de representação da cidade de Teresina e construir uma narrativa da historicidade dessa cidade a partir das lembranças de idosos que dela e com ela teceram memórias afetivas, também estão entre os objetivos específicos que alimentaram a construção
da presente pesquisa. Realizada com idosos residentes na casa de acolhimento Fundação Abrigo São Lucas, situada em Teresina-PI, a investigação proposta adotou como método de coleta de dados a produção de entrevistas segundo o sistema não estruturado, que consiste na elaboração de um roteiro prévio pelo qual os entrevistados são conduzidos à descrição espontânea dos fatos. No processo de estimulação à construção das narrativas, empregou-se também a técnica da foto-entrevista, com apresentação de fotografias da cidade atuando como recursos disparadores da memória. Para a análise dos dados coletados, privilegiou-se a análise de discurso teorizada por Michel Pêcheux, para quem o discurso se constrói na confluência dos contextos ideológico, histórico e social. A pesquisa mostrou que os idosos abordados, embora não sejam conscientes de sua função social, assumem um importante papel ao
reconstituírem suas experiências. Suas representações, apesar de partirem do escopo individual, referem-se a eventos coletivos que retratam modos de vida urbanos e espaços da cidade, significados por e para seus habitantes. Conclui-se que os relatos orais constituem-se
como potenciais elementos informacionais a trazer novas contribuições para a compreensão da historicidade de Teresina, podendo desencadear novas possibilidades de atuação profissional do bibliotecário, na perspectiva dialogal entre memória, oralidade e informação.

Palavras-chave:

Memória; Informação; Narrativas orais; Teresina – história

Orientador (a):

Marcelo Eduardo Leite

Linha de pesquisa:

Informação, cultura e memória

Data de Defesa:

29/03/2019

Acessar dissertação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *