Gestão do conhecimento na rede de bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: uma proposta de implementação

Carlos Henrique Silva Sousa (Lattes)

Este estudo aborda a gestão do conhecimento como modelo gerencial, verificando se as ações da rede de bibliotecas de um Instituto Federal, especificamente no âmbito de seu sistema de bibliotecas, estão voltadas a essa prática organizacional. Como problema de pesquisa, busca-se confirmar se a gestão do conhecimento promove uma gestão mais integradora no que tange ao compartilhamento do ativo de conhecimento existente, visando à construção de novos conhecimentos e ao aumento da capacidade de resposta às demandas institucionais na rede de bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. O objetivo geral é estabelecer um modelo de gestão do conhecimento para a rede de bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. E os objetivos específicos são baseados em: identificar e analisar os principais modelos de gestão do conhecimento existentes na literatura nacional e internacional; verificar as ações voltadas à gestão do conhecimento na rede de bibliotecas do Instituto Federal do Ceará; e elaborar um modelo conceitual de gestão do conhecimento aplicado à rede de bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória, de cunho qualiquantitativa, valendo-se do estudo de caso de um sistema de bibliotecas de uma instituição de ensino superior. Por meio das técnicas de coleta de dados (revisão de literatura, observação direta e aplicação de questionário), foi possível identificar seis modelos de gestão do conhecimento, optar por um deles, adaptá-lo e inquirir os gestores das bibliotecas sobre as ações de gestão do conhecimento em seu sistema de bibliotecas. Com os dados coletados, foi utilizado o Microsoft Excel 2016 para a tabulação, a geração de gráficos e a avaliação estatística das respostas objetivas. A análise e interpretação dos dados ocorreram mediante a técnica de análise de conteúdo categorial, em que as categorias e subcategorias verificadas no estudo são adaptações referentes aos elementos e requisitos para a gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias, propostas por Castro (2005), buscando averiguar o perfil dos respondentes, a gestão estratégica da biblioteca, os processos de gestão do conhecimento e os suportes organizacionais. Os resultados obtidos indicam que o sistema de bibliotecas em estudo possui iniciativas incipientes de gestão do conhecimento, necessitando com urgência formalizar seus processos, alinhar o planejamento estratégico às práticas de gestão do conhecimento, mapear seus conhecimentos e competências, bem como desenvolver procedimentos e metodologias que facilitem esse trabalho. A partir dos resultados encontrados, um modelo de gestão do conhecimento foi proposto para a rede de bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. Com base na fundamentação teórico-empírica e nos resultados da pesquisa, fica evidente a importância que a temática possui no contexto das organizações, revelada através de diferentes conceitos, teorias e modelos registrados na literatura científica, que procuram constantemente explicar o gerenciamento do conhecimento em qualquer ambiente organizacional e a transferência do conhecimento individual para o conhecimento organizacional, visando ao aumento de competitividade e inovação.

Gestão do Conhecimento; Rede de Bibliotecas; Sistema de Bibliotecas; Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Profª Drª Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Linha de pesquisa