Título:

Mediação no contexto da biblioteca escolar: proposta de um manual para colégios particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri

Autor (a):

Antônia Janiele Moreira da Silva (Lattes)

Resumo:

Aborda concepções sobre mediação da informação, da cultura e da leitura no contexto da biblioteca escolar. Refletindo a importância desse espaço para a construção do conhecimento, assim como a relevância do papel do bibliotecário enquanto mediador. Desta forma, o problema do estudo está pautado a partir da seguinte indagação: como estruturar estratégias para mediação da informação, da cultura e da leitura no âmbito das bibliotecas de escolas particulares das cidades de
Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri? Apresenta como objetivo geral: Investigar a realidade de atuação das bibliotecas de escolas particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte, visando propor um conjunto de estratégias no âmbito da mediação da informação, da cultura e da leitura. Os objetivos específicos são: refletir sobre perspectivas teórico-práticos e características de mediação aplicadas à biblioteca escolar; realizar um levantamento das bibliotecas escolares particulares de ensino fundamental e médio que compõem as cidades de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri; identificar e analisar as práticas mediação da informação, da cultura e a da leitura das bibliotecas escolares particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte. A metodologia fundamenta-se a partir de uma revisão bibliográfica, para dá embasamento teórico, caracterizando-se como estudo descritivo. Com abordagens de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de aplicação de questionários, constituindo os sujeitos da pesquisa,
bibliotecário e/ou responsável da biblioteca e um gestor da escola da rede privada. A partir dos resultados e discussões, foi possível identificar a realidade das bibliotecas escolares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Percebeu-se que ainda há resistência na contratação de bibliotecários, valorização e reconhecimento da biblioteca escolar como espaço importante para o contexto educacional. Concluiu-se
que a biblioteca escolar ainda tem muito a conquistar e ascender. Para isso, é condição sine qua non a presença do bibliotecário, seu reconhecimento e valorização na sociedade e principalmente, na escola. O Manual buscou promover estratégias de atuação para biblioteca escolar a partir da mediação da informação, da leitura e da cultura. Desta forma, espera-se que as escolas se apropriem desse material, e que a produção, comunicação, e principalmente, o uso da informação, possam ser facilitados, proporcionando bons resultados para as bibliotecas e usuários.

Palavras-chave:

Mediação da informação; Mediação cultural; Mediação da leitura; Biblioteca escolar; Escolas particulares – Crato; Escolas particulares – Juazeiro do Norte

Orientador (a):

Jonathas Luiz Carvalho Silva

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

10/10/2018

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