Memória e gênero na fotografia: olhares sobre a I Mostra de Mulheres Fotógrafas do Cariri

Emanoella Callou Belem (Lattes)

A partir da atuação no campo da fotografia e da observação das atividades realizadas nesta área na Região do Cariri nos sensibilizamos pela pouca visibilidade das fotógrafas no território – enquanto autoras, curadoras de exposições, ministrantes/facilitadoras em cursos, eventos, coletivos, projetos e grupos – que mobilizaram reflexões acerca das questões de gênero inseridas no “ser fotógrafa(o)”. Assim, pareceu-nos relevante – a partir da primeira Mostra de Mulheres Fotógrafas do Cariri – refletir sobre a participação da mulher na arte e da fotografia como documento histórico que atravessa nosso modo de nos perceber e lidar como o mundo na contemporaneidade. Considerando a imagem a partir de sua função documental e partindo da observação de lacunas no registro e reconhecimento do trabalho de mulheres na fotografia, o objetivo geral desta pesquisa de mestrado é relatar a experiência da primeira Mostra de Mulheres Fotógrafas do Cariri enquanto espaço de (re)construção da memória da produção fotográfica de artistas do território. Estabelecemos então como objetivos específicos: 1. Realizar uma revisão bibliográfica acerca da relação entre fotografia e memória e das questões de gênero relacionadas à temática; 2. Propor uma sistematização das obras expostas na Mostra por temas e gênero fotográfico; 3. Contribuir com um mapeamento da produção de mulheres fotógrafas; e 4. Organizar um livro sobre a experiência da primeira Mostra de Mulheres Fotógrafas do Cariri. Na trajetória da pesquisa realizada de 2018 a 2020 nos baseamos nas epistemologias feministas e empregamos como procedimentos de coleta e produção de dados da realização de entrevistas exploratórias, aplicação de questionário on-line e pesquisa documental das obras expostas na I Mostra de Mulheres Fotógrafas do Cariri. Os procedimentos utilizados para análise de dados foram: a categorização de gêneros e temas das fotografias em planilha eletrônica elaborada a partir das categorias propostas por Ian Smith (2018) e análise de conteúdo das informações produzidas/coletadas por meio das entrevistas e questionários a partir de quatro categorias: I. Relação entre o ensaio encaminhado e memórias de mulheres; II. Experiência enquanto mulher e fotógrafa na Região do Cariri; III. Exposição de corpos femininos nus; e IV. Idealização do corpo feminino e mulheres fotografando mulheres. Ressaltamos entre os resultados: a relevância do Foto Síntese como um dos principais espaços de diálogo e estímulo à fruição, produção e reflexão da fotografia na Região; e a pluralidade de perfis e experiências das fotógrafas participantes no território e sua contribuição na (re)construção da história e memória local.

Feminismos; Fotografia; Gênero; Memória; Mostra de Mulheres Fotógrafas do Cariri

Luis Celestino de Franca Junior

Informação, cultura e memória