Título:

Serviço de Referência em Bibliotecas Universitárias: proposta de política aplicada as universidades federais do Nordeste brasileiro

Autor (a):

Izabel Lima dos Santos (Lattes)

Resumo:

Trata do Serviço de Referência (SR) no contexto das Bibliotecas das Universidades Federais da região Nordeste do Brasil. Apresenta como elemento problematizador a seguinte pergunta: como é possível estruturar uma política para o desenvolvimento do serviço de referência nas bibliotecas das Universidades Federais do Nordeste Brasileiro, através de uma abordagem sobre as realizações desse serviço? Tem por objetivo geral identificar as práticas de serviço de referência nas bibliotecas das universidades federais do Nordeste brasileiro e propor estratégias para sua dinamização. O objetivo geral se subdivide em três objetivos específicos: Identificar as diretrizes existentes relacionadas a atuação do SR nas bibliotecas das universidades federais do Nordeste; Estabelecer parâmetros de atuação para o SR em bibliotecas universitárias e Propor uma política de desenvolvimento para o SR das bibliotecas das universidades federais do Nordeste. Partindo desses objetivos, apresenta e discute a trajetória das políticas direcionadas para as universidades com destaque aquelas dedicadas às bibliotecas universitárias. Expõe a evolução histórica e discute os conceitos associados ao SR, apresenta sua estrutura e interrelações no ambiente universitário, bem como traz exemplos de diretrizes e ações vinculadas a esse setor desenvolvidas por instituições de várias partes do mundo. Metodologicamente faz uso de análise documental, tendo os documentos analisados sido coletados nos sites das 18 instituições investigadas, e questionário eletrônico semiestruturado aplicado junto aos bibliotecários que atuam nas bibliotecas das universidades federais pesquisadas. Os dados coletados foram examinados tendo por base a análise do discurso. A partir do exame dos dados, conclui que os sistemas de biblioteca analisados, em sua maioria, realizam atividades de referência. Todavia há predomínio das práticas tradicionais de SR. Ademais, verificou-se que inexistem diretrizes direcionadas para a atuação do serviço de referência nas bibliotecas pesquisadas, mas há, por parte dos/as bibliotecários/as, o desejo que tais recursos sejam disponibilizados. Por fim, foi proposta uma política para nortear a atuação e o desenvolvimento do SR no âmbito da biblioteca universitária.

Palavras-chave:

Bibliotecas – Serviço de referência; Bibliotecas universitárias; Universidades e faculdades – Bibliotecas; Serviços de informação

Orientador (a):

Jonathas Luiz Carvalho Silva

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

12/03/2020

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