Título:
Biblioteca pública: requisitos para desenvolvimento de um software de gestão de acervo
Autor (a):
Maria Aparecida Nascimento Ferreira (Lattes)
Resumo:
Contextualiza as bibliotecas públicas no universo tecnológico dos sistemas de informação na sociedade contemporânea, tendo em vista que nesses cenários a informação flui de forma mais rápida e acessível contribuindo no processo de aperfeiçoamento, disponibilização, acesso, uso da informação assim como organização, armazenagem, controle e recuperação de modo a contribuir para o sucesso organizacional e tomada de decisão. A questão que embasa este estudo está pautada na seguinte perspectiva: Qual a realidade das bibliotecas públicas com relação ao uso de softwares de automação? De modo geral, avaliar e identificar os requisitos indispensáveis e desejáveis que um software precisa possuir para suprir as necessidades de uma biblioteca pública, mais especificamente voltada para a qualidade de software em uso no gerenciamento e recuperação da informação nas bibliotecas públicas do Ceará. Aponta de maneira específica: mapear os softwares usados nas bibliotecas públicas cearenses; investigar como os sistemas de informação melhoram o desempenho no processo de gestão de unidade informacional; refletir sobre a importância do bibliotecário no desenvolvimento de softwares para bibliotecas; e propor diretrizes (Manual) para desenvolvimento de softwares de automação de bibliotecas públicas. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo aponta uma construção de ideias fundamentadas a partir do pensamento funcionalista partindo do método observacional e/ou comparativo, por meio de um levantamento exploratório e descritivo, embasada na utilização de bibliografias e documentos. No que tange o levantamento dos dados, efetiva-se a partir de um estudo de campo contemplando a realidade
específica de cada biblioteca através de um delineamento qualitativo e quantitativo. Por meio da aplicação de questionários formulados com perguntas aberto/fechadas direcionados aos bibliotecários, os dados serão tabulados, analisados e descritos de forma clara e objetiva, embasados sobre as óticas das características de qualidade de software definidos pelo Institute Standard Organization (ISO) 9126 (funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade). Como resultado, consideravelmente mais de trinta por cento das indagações respondidas ressaltam que o sistema é importante para a instituição, isso devido o valor agregado ao desempenho das atividades no ambiente de trabalho, porém o mesmo precisa apresentar funcionalidades mais eficazes. Diante do estudo, busca-se apresentar a comunidade acadêmica e a sociedade um modelo de SI, utilizando terminologia clara e bem definida para posteriormente implementação. Portanto, os SI são considerados um conjunto de elementos composto por funções determinadas mediante as atividades desenvolvidas dentro de um ambiente, são utilizados para o aprimoramento das decisões na instituição, possibilitando o controle no gerenciamento informacional e a qualidade na oferta dos produtos/serviços.
Palavras-chave:
Biblioteca Pública; Sistemas de Informação; Ciência da Informação; Gestão da Informação; Estudo de usuário
Orientador (a):
Maria Cleide Rodrigues
Linha de pesquisa:
Produção, comunicação e uso da informação
Produto de pesquisa:
Data de Defesa:
05/04/2019