O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Ambientes de Informação (GAI), parte do princípio que existe na Região do Cariri Cearense um nicho de mercado promissor em informação, voltada principalmente a religião, cultura e empreendedorismo. Considerando esta peculiaridade da região em questão, pensou-se em um curso, que atendesse as necessidades de profissionais de diversas áreas, desde os profissionais do campo da Ciência da Informação, quanto os profissionais de Administração, Contabilidade, Educação, História e Comunicação, bem como áreas afins, que tenham interesse em compreender como se dá a construção do conhecimento a partir do uso estratégico da informação.

Assim, nossa intenção é dar suporte aos profissionais que ao final do curso devem estar aptos a utilizar seu Capital Intelectual (Conhecimento) em prol das organizações da qual façam parte, uma vez que todo capital, deve ser administrado de maneira correta. Neste sentido, a Gestão da Informação, ganha uma grande importância na região do Cariri, por compreender o apoio a administração através do uso adequado das Tecnologias da Informação, possibilitando rapidez e precisão no tratamento do conhecimento organizacional.

O curso de Especialização em Gestão em Ambientes de Informação será desenvolvido através de aulas expositivas, exercícios práticos, leituras e estudo em grupo a partir da utilização de recursos audiovisuais, troca experiências e partilhamento de saberes. As aulas privilegiarão métodos de ensino-aprendizagem ativos, com a participação dos alunos nas aulas e atividades, favorecendo-se o debate, a troca de experiências e a relação teoria-prática.