Colaboração científica nos grupos de pesquisa em comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI): uma análise de redes de coautoria em artigos de periódicos

Hernandes Andrade Silva (Lattes)

A colaboração científica é alvo deste estudo e tem por objetivo geral: compreender a produção científica e as relações sociais de coautoria dos pesquisadores doutores dos grupos de pesquisa da área de Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, no período de 2014 a 2018. Especificamente, pretende-se: Analisar os artigos publicados e as revistas científicas da área de Comunicação; Mapear as redes de coautoria dos pesquisadores e de colaboração institucional; Verificar a capilaridade nas comunicações científicas em periódicos internacionais e Elaborar um Manual de publicação de artigos científicos com recomendações para pesquisadores da área de Comunicação. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a Análise Bibliométrica e Análise de Redes Sociais (ARS). Dessa forma, a pesquisa trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualiquantitativa. Além disso, calculou-se os indicadores de densidade, centralidade, intermediação e proximidade com a finalidade de analisar a estrutura das redes sociais formadas pelos pesquisadores investigados. Por meio do estudo, constatou-se que a maioria dos artigos foram produzidos em autoria compartilhada, o que pressupõe uma tendência na produção de conhecimento científico colaborativo. Além disso, verificou-se que as redes sociais apresentam uma baixa conectividade em razão da presença de muitos laços fracos, bem como a existência de comunidades que formam subgrupos na rede, ou seja, a presença de regiões específicas com um alto grau de entrosamento relacional.

Produção Científica; Grupos de Pesquisa; Colaboração Científica; Redes de Coautoria; Análise de Redes Sociais

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

09/03/2020