Área de Concentração:
Biblioteconomia na sociedade contemporânea
Estuda aspectos históricos, filosóficos, teóricos e práticos que sustentam o desenvolvimento da Biblioteconomia enquanto campo de investigação técnico-científico e de aplicação de conhecimentos no âmbito social. Investiga questões referentes às práticas e processos diversos de produção, representação, acesso, mediação, uso e apropriação da informação, bem como aspectos relacionados a formação da identidade social, a diversidade cultural e a preservação da memória social na contemporaneidade. Aborda também as perspectivas da Biblioteconomia no contexto das práticas pedagógicas, técnicas, científicas e humanas em ambientes de informação, considerando aspectos gerenciais e tecnológicos para o desenvolvimento de processos, serviços, produtos e atividades voltadas ao protagonismo social.
Linhas de Pesquisa:
Linha 1: Informação, Cultura e Memória
Estudos voltados à articulação das práticas informacionais no âmbito das perspectivas culturais e da preservação da memória. Envolve estudos que articulem a organização e representação da informação, como também as linguagens documentárias à diversidade cultural. Práticas documentárias gerais e especializadas em ambientes de informação físicos e virtuais. Estudos e práticas sobre cultura popular, regional e políticas/ações culturais em ambientes de informação. Estudos sobre memória institucional, individual e coletiva uso e apropriação da informação para constituição e preservação da memória social.
Linha 2: Produção, comunicação e uso da informação
Aborda as dinâmicas da informação nos contextos social, gerencial, tecnológico, histórico, filosófico e epistemológico. Estuda as mediações dos ambientes de informação nos processos de comunicação científica, incluindo estudos métricos de informação. Desenvolvimento de competências em informação e de práticas sócio-técnicas de mediação da informação e da leitura, considerando aspectos gerenciais e tecnológicos no desenvolvimento de processos, serviços, produtos e atividades para o uso e apropriação da informação.