Título:

A acessibilidade nas páginas web das bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das Regiões Norte/Nordeste do Brasil

Autor (a):

Rudney do Carmo Paz (Lattes)

Resumo:

A pesquisa visa avaliar a acessibilidade das páginas web das bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) das regiões Norte e Nordeste do país, levando-se em consideração os padrões de acessibilidade recomendados pelo o World Wide Web Consortium (W3C), pelos Guias de Acessibilidade para Conteúdo Web (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG), pelos Padrões Web em Governo Eletrônico (E-PWG) e pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (E-MAG). A acessibilidade web propõe a inclusão de usuários com deficiência nas mais diversificadas formas e formatos de apresentação de conteúdos na web. Com isso, o objetivo geral do estudo é Avaliar a acessibilidade nas páginas web das bibliotecas dos IFs das regiões Norte e Nordeste para os usuários com deficiência. Para isso, são propostos nos objetivos específicos: Verificar se as páginas principais das bibliotecas dos IFs das região Norte e Nordeste atendem aos padrões de acessibilidade conforme as cartilhas apresentadas pelo E-MAG e WCAG; Identificar as bibliotecas que disponibilizam ferramentas de acessibilidade em suas páginas principais; Elaborar uma cartilha com as recomendações de acessibilidade para a construção das páginas das bibliotecas de acordo com os padrões sugeridos. Metodologicamente a pesquisa compreende uma revisão aprofundada da literatura especializada, de natureza aplicada, na qual foi regida pelo método de raciocínio lógico indutivo, adotando a pesquisa exploratória, bem como a pesquisa descritiva, após o estudo das cartilhas e os respectivos padrões de acessibilidade, a coleta de dados iniciou-se pelas dezesseis páginas das bibliotecas dos IFs, as quais passaram por experimentos com o validador de acessibilidade Ases, assim, para a análise dos resultados foi empregada à técnica de análise de conteúdo. Dessa forma, conforme os dados apresentados, concluiu-se que as páginas principais das bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das regiões Norte e Nordeste do Brasil estão parcialmente acessíveis. Com isso, acredita-se que este estudo seja norteador para muitos outros específicos que virão, a fim de proporcionar mudanças necessárias e atingir resultados satisfatórios de acessibilidade na web, não só para os IFs das regiões Norte e Nordeste como estender também para todos os IFs do país.

Palavras-chave:

Acessibilidade web; Bibliotecas Multiníveis; Pessoas com deficiência; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Orientador (a):

Cesar Augusto Cusin

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

30/03/2020

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