Título:

A alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos mediados pelas tecnologias digitais da informação e comunicação: uma revisão integrativa

Autor (a):

Edivania Alves Duarte Lacerda (Lattes)

Resumo:

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) usadas na educação no contexto
da pandemia da COVID-19 tornou-se uma necessidade que descortinou a precariedade da
educação pública brasileira no tocante a falta de estrutura e de formação de professores para
usar as TDIC em sala de aula. A experiência do ensino remoto gerou a reflexão a respeito do
interesse acadêmico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua relação com as TDIC,
originando o problema desta pesquisa: como a literatura acadêmica brasileira tem se
posicionado quanto ao uso das tecnologias digitais na alfabetização e promoção da leitura de
jovens e adultos? A presente investigação caracteriza-se como uma pesquisa documental,
exploratória e descritiva de abordagem qualitativa a partir de estudos de revisão de literatura e
pretende investigar a produção acadêmica brasileira a fim de identificar os estudos produzidos
entre 2016 e 2021 com foco na alfabetização e promoção da leitura na EJA apoiados nas TDIC.
A seleção dos trabalhos considerou a correspondência e aderência entre os estudos produzidos
e a temática desta pesquisa: alfabetização e promoção da leitura na EJA amparados pelas TDIC,
no recorte temporal estabelecido. Nas bases de dados selecionadas, Anped, Scielo, Portal Capes
e Google Acadêmico, buscamos descobrir quais estudos focam o uso de tecnologias digitais
para facilitar o processo de aquisição e prática da leitura na EJA e quais as contribuições desses
estudos para inclusão das tecnologias digitais na prática pedagógica do professor da
modalidade. O aporte teórico correlacionou os temas alfabetização e leitura na EJA, tecnologias
digitais na educação e educação humanizadora. O resultado da pesquisa encontrou poucos
estudos que tratam do tema em foco, no entanto, identificou experiências proficientes na
articulação de tecnologias digitais e alfabetização, e promoção da leitura na EJA que podem
contribuir para uma aprendizagem com autonomia, criticidade e fortalecimento da identidade e
autoestima desses alunos.

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos; tecnologias digitais da informação e comunicação; alfabetização e letramento e jovens e adultos, biblioteca escolar.

Orientador (a):

Prof. Dr. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira.

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação.

Produto de pesquisa:

Uma biblioteca sonora para EJA: processo de criação de podcast

Data de Defesa:

19/09/2022

Acessar dissertação