Dalveligia Oliveira Marques (Lattes)

O presente trabalho trata-se do estudo sobre o processo de comunicação institucional da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Com a temática: A relevância da tecnologia da informação no processo de disseminação da comunicação na Universidade Federal do Cariri (UFCA). O objetivo da pesquisa é analisar a comunicação institucional da UFCA junto ao seu público (discentes, servidores e colaboradores), evidenciando e explorando as ferramentas midiáticas utilizadas pela instituição. Sendo assim, esta pesquisa parte da seguinte problemática: Como as novas tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para que as informações sejam disseminadas com efetividade para a comunidade e seus usuários dentro da UFCA? Esse estudo justifica-se pela celeridade das inovações tecnológicas, potencializando os meios de comunicação para divulgação relacionada à comunicação dos eventos realizados pela referida instituição. Quanto aos procedimentos metodológicos centram-se em ser uma pesquisa com fins exploratórios, descritiva, e com abordagem qualitativa; como procedimento técnico constituem-se como revisão bibliográfica e documental, utilizando-se de livros, periódicos, artigos e publicações no site da UFCA com base no método dedutivo, trabalhados e aprofundados os conceitos sobre gestão da informação e do conhecimento, comunicação, comunicação digital e smartphone. A coleta de dados desenvolveu-se através do questionário aplicado aos usuários, sendo 15 (quinze) perguntas objetivas e 1 (uma) subjetiva direcionada aos discentes, servidores e colaboradores da UFCA do campus de Juazeiro do Norte. A amostra ocorreu por acessibilidade o convite foi dirigido aos discentes, servidores e colaboradores do campus de Juazeiro do Norte-CE através do envio do questionário online para os e-mails via formulário do Google Forms. A discussão dos resultados evidenciou na análise dos dados de forma quantitativa considerando as questões objetivas e qualitativas quanto à questão subjetiva. Com os resultados obtidos através da investigação, demonstrou-se a ponderação e a relevância destes meios de divulgação de comunicação para otimização dos processos e melhoria da comunicação e a disseminação com rapidez e efetividade. Ademais, trouxe um mapeamento dos meios existentes de comunicação na UFCA. Dessa forma, foi elaborado como produto final um manual com a Proposta de Desenvolvimento de Aplicativo com os requisitos almejados pelos respondentes da pesquisa para elaboração de um Aplicativo, que possa distribuir de forma efetiva a melhoria da divulgação relacionada à comunicação dos eventos realizados na UFCA/Campus Juazeiro do Norte, e assim diminuir/sanar as possíveis falhas de comunicação existentes dentro desta instituição.

Comunicação Interna; Disseminação da Informação; Aplicativo Institucional

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil