Maria Gezilda e Silva Nascimento (Lattes)

Com o desenvolvimento social, cultural e humanístico, foi imprescindível a organização para disseminar a informação e o conhecimento produzido. Desse modo, o surgimento de um espaço, no qual o conhecimento humano acumulado ao longo dos séculos, fosse socializado, se tornou vital. Surgiram assim, as primeiras bibliotecas, instituições promotoras e socializadoras da informação. Porém, somente no século XV, durante o Renascimento – movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem na Itália e se espalhou para o resto da Europa – as bibliotecas passaram a exercer plenamente a função de socializar o conhecimento. Anteriormente, elas estavam relegadas ao papel principal de conservação e guarda de livros, e concebida como um ambiente hostil, sombrio, poeirento e silencioso. Surgiram assim, novas concepções e configurações de bibliotecas, a saber: públicas, particulares, especializadas, comunitárias, mistas. Essa última, considerada a tipologia mais recente, será o cenário do processo de construção dessa pesquisa. Constitui-se a seguinte problemática de pesquisa: quais os efeitos de ações culturais na dinamização da biblioteca como espaço pedagógico e de produção da informação? Quais as implicações do silêncio e/ou da ausência de sons para a dinamização da biblioteca como espaço de transformação social e educacional? Tem como objetivo geral, propor um plano de ações culturais para o rompimento da cultura do silêncio na biblioteca do Instituto Federal do Maranhão-Campus Timon. Os objetivos específicos são: identificar o papel social do bibliotecário no processo de mediação em ações culturais; incentivar a leitura em olhares e formatos diferentes do papel; discutir ações de incentivos a leitura e a produção cultural na biblioteca do Instituto, como forma de diálogo entre o “silêncio” e as múltiplas ações promovidas pela biblioteca em questão. Subsidia o percurso metodológico com as orientações da pesquisa exploratória, da pesquisa-ação, e da abordagem qualitativa. Diante de tal delineamento, espera-se, como resultados do estudo e das ações realizadas, facilitar o acesso a informação e promover o gosto pela leitura e cultura no Campus Timon, transformando a biblioteca local, em um espaço dinâmico e prazeroso, além de propor aos bibliotecários da instituição, que estes desenvolvam um perfil de agente cultural, capaz de transcender barreiras e criar condições para que a biblioteca realmente atue como um espaço de produção e criação culturais. Conclui-se, que a partir das ações e metodologia aplicadas, a biblioteca pode atuar como espaço de transformação cultural e contribuir para o desmistificar da cultura do silêncio na biblioteca, rompendo com os paradigmas tradicionais inerentes a forma de acesso e uso da informação. Como resultado, apresenta-se como produto uma cartilha com orientações aos bibliotecários dos Institutos Federais de forma a integrar o conhecimento e dá vez às vozes da biblioteca.

Ação Cultural; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Timon; Cultura do Silêncio – Biblioteca

José Robson Maia de Almeida

Informação, cultura e memória

25/06/2019