Acervos virtuais na Biblioteca da Escola Pública de Ensino Fundamental II em Juazeiro do Norte: possibilidades de uso

Rodrigo Nóbrega Martins (Lattes)

A pesquisa investigou os produtos e serviços de natureza virtual oferecidos pelas bibliotecas das escolas públicas de ensino fundamental II do município de Juazeiro do Norte aos seus estudantes. Ancorou-se, deste modo, a partir da seguinte pergunta-problema: como a criação de acervos virtuais consegue complementar o acervo físico ofertado pela biblioteca da escola pública de ensino fundamental? Como objetivos específicos, têm-se: (I) conhecer a estrutura geral da escola com vistas a saber o quantitativo de estudantes potencialmente beneficiados pela pesquisa. (II) conhecer a estrutura administrativa e de pessoal das bibliotecas escolares pesquisadas; (III) mapear os serviços virtuais oferecidos pelas bibliotecas das três maiores escolas de ensino fundamental II de Juazeiro do Norte aos seus alunos; (IV) verificar o percentual de estudantes que pode fazer uso das iniciativas virtuais oferecidas pela biblioteca; (V) criar um guia de boas práticas para implantação e uso de acervos virtuais no recorte pesquisado. Dessa forma, buscou-se, por meio da presente investigação, promover uma discussão mais direcionada acerca das potencialidades, da viabilidade e de aplicabilidade de iniciativas virtuais por parte das bibliotecas das escolas públicas. A presente investigação enquadrou-se como pesquisa social, haja visto o fato de que permitiu e propôs a obtenção de novos conhecimentos em um determinado segmento social (estudantes do ensino fundamental II, do sexto ao nono ano da escola pública), cujo recorte tem como limite as três maiores escolas públicas de ensino fundamental II do município de Juazeiro do Norte e que impactam cerca de quatro mil e quinhentos (4.500) estudantes, diretamente. A pesquisa teve caráter exploratório. Visou proporcionar maior familiaridade com o problema em questão, com intuito de torná-lo mais explícito. Caracterizou-se a pesquisa como qualitativa, descritiva, de campo. A metodologia englobou o uso dos procedimentos de revisão bibliográfica combinados à análise de conteúdo, que permitiu realizar categorizações e, por conseguinte, um melhor entendimento dos dados. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado aplicado aos profissionais lotados nas bibliotecas pesquisadas e observações do autor/pesquisador durante visitas aos ambientes pesquisados. A partir do referencial teórico e empírico, pode-se constatar que é possível pensar a atuação da biblioteca escolar de forma mais efetiva junto ao público por ela almejado, por meio de iniciativas virtuais. Desta forma, foi possível contribuir de modo mais significativo na formação das habilidades leitoras dos estudantes.

Biblioteca escolar; Biblioteca virtual; Escola pública; Ensino fundamental II.

Prof. Dr. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Produção, Comunicação e Uso da Informação