Título:

Maria José Rodrigues de Castro (Lattes)

Resumo:

Trata-se de um estudo de caso em uma biblioteca universitária, cujo objetivo é verificar se há acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual neste ambiente e uso efetivo dos produtos e serviços, como catálogo em linha, materiais bibliográficos, atendimento ao usuário, entre outros na referida biblioteca, levando em consideração os aspectos dos tipos de acessibilidade como a arquitetônica, mobiliário, comunicacional e instrumental. No que se refere à questão de como se caracteriza a acessibilidade informacional na BCCB da UFPI para pessoas com deficiência visual, fez-se o cotejo através de checklist entre os aspectos mencionados e as normas e legislações acerca da temática. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, de caráter exploratória e descritiva e se desenvolve em duas etapas, a revisão de literatura e estudo de caso único incorporado. A abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Conclui-se que a acessibilidade informacional na biblioteca pesquisada se dá de forma parcial, visto que tanto o acesso efetivo à informação no espaço físico, quanto no meio digital e virtual apresentaram ausência de requisitos elencados nas normas e recomendações de acessibilidade na web, embora haja instrumentos e prestação de serviços adaptados para este público. Com o estudo, é elaborado um guia a fim de endossar a discussão e chamar atenção para práticas mais efetivas de acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual em bibliotecas universitárias.

Palavras-chave:

Acessibilidade informacional; Pessoa com deficiência visual; Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco; OPAC; Acessibilidade na web

Orientador (a):

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

11/12/2020

Acessar dissertação

Nenhum Comentário em Acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual na biblioteca comunitária jornalista Carlos Castello Branco da Universidade Federal do Piauí

1. […] Este guia foi produto da dissertação “Acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual na biblioteca comunitária jornali…“. […]