Eugivânia Ribeiro Soares Nascimento (Lattes)

Este estudo busca analisar, à luz da Arquitetura da Informação, como as informações digitais que constituem os mais variados tipos de trabalhos científicos têm sido apresentadas/estruturadas aos usuários de Repositórios Institucionais. Delimitou-se o corpus de análise a partir de um recorte que alcança as Universidades Federais da Região Nordeste. O objetivo geral desta pesquisa é: Investigar interfaces dos Repositórios Institucionais das Universidades Federais da Região Nordeste, tendo como base os pressupostos teóricos e metodológicos da Arquitetura da Informação (AI). E como objetivos específicos: a) Mapear os RI das Universidades Federais do NE; b) Descrever e analisar os elementos da Arquitetura da Informação presentes na amostra escolhida; c) Desenvolver um catálogo com sugestões para melhor desenvolvimento de Repositório Institucional. Os dados foram coletados através do acesso as páginas dos RI das Universidades citadas, as informações adquiridas foram analisadas com base nos sistemas da Arquitetura da Informação. O sistema de organização foi analisado seguindo o modelo de organização da AI, de cima par baixo (Top-Down). Também foram analisados os sistemas de organização, navegação, rotulagem e busca na perspectiva de Rosenfeld, Morville e Arango, 2015. O resultado da análise mostrou que todos os RI possuem algum problema nos sistemas da AI, especialmente no que concerne a funcionalidade de busca, uma das mais importantes nesse tipo de sistema.

Arquitetura da Informação; Repositórios Institucionais;
Repositórios Digitais

Henry Poncio Cruz de Oliveira

26/06/2019

Nenhum Comentário em Arquitetura da informação em repositórios institucionais: uma análise nas Universidades Federais da Região Nordeste