Apresentação:

A Comunidade Católica Sal da Terra é uma instituição religiosa originária do movimento das Novas Comunidades, pertencentes à Igreja Católica. Está sediada a cidade de Juazeiro do Norte – CE e foi fundada em 17 de junho de 1993. Possui como missão principal o anúncio do evangelho de Jesus através das mais diversas atividades missionárias desenvolvidas por esta instituição, constitui-se num ambiente propicio à produção de memória e veiculação de informação. Com o tema: “Representação e Memória: construção histórica dos cartazes do evento Adoremos a Deus da Comunidade Sal da Terra”, desenvolvemos esta dissertação que culminou na produção de um catálogo. O mesmo teve por finalidade, a identificação dos cartazes produzidos ao longo dos 22 anos (de 1997 a 2018), do evento Adoremos a Deus, como proposta de contribuição para a preservação memorialística desta instituição religiosa.

A utilização da Análise Documental (AD) na preservação dos documentos da Comunidade Sal da Terra, colaborou para a formação da história e da memória coletiva desta instituição, visando observar, qual o destino e a importância que as pessoas oferecem aos materiais informacionais produzidos pela Comunidade para a divulgação de suas atividades.

O presente trabalho faz parte da dissertação “Representação e memória: construção histórica dos cartazes do evento Adoremos a Deus da Comunidade Sal da Terra“. Nesta concepção, a proposta de análise desta pesquisa, através da Análise Documental, facilitou a descrição ou consulta do acervo analisado, representando melhor os documentos em uma determinada área do conhecimento, a partir do conteúdo próprio dos materiais (cartazes), sendo de fundamental importância pois possibilitou a identificação das informações extraídas destes documentos.

Autor (a):

Cícera Soares da Silva (Lattes)

Tipologia:

Catálogo

Lançamento:

29/03/2019

Botão Acessar publicação - Irá baixar a publicação selecionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *