Título:

Estratégias de acessibilidade às pessoas com deficiência nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino na cidade de Juazeiro do Norte-CE

Autor (a):

Samara Matias da Silva (Lattes)

Resumo:

Aborda sobre políticas públicas e estratégias de acessibilidade direcionadas às pessoas com deficiências no âmbito das bibliotecas escolares, à luz da legislação vigente e a literatura da área. Sendo assim, o estudo tem por objeto de pesquisa as bibliotecas das escolas da rede
pública estadual de ensino da cidade de Juazeiro do Norte, CE. A problemática a ser respondida nesta pesquisa, apresenta a seguinte indagação: quais são as políticas, programas e/ou estratégias utilizadas para a acessibilidade das pessoas com deficiência em bibliotecas
escolares? Tendo como questionamento secundário: como são aplicados esses programas nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino da cidade de Juazeiro do Norte – Ceará? Dessa maneira, tem como objetivo geral: analisar a aplicabilidade das políticas públicas e programas de acessibilidade às pessoas com deficiência nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino da cidade de Juazeiro do Norte, CE. E, apresenta os seguintes objetivos específicos: identificar as políticas e programas voltados para a acessibilidade das pessoas
com deficiência nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino da cidade de Juazeiro do Norte, CE; mapear e descrever as políticas ou programas de acessibilidade para pessoas com deficiência e elaborar um guia para as bibliotecas escolares da rede pública de ensino da cidade de Juazeiro do Norte – CE. Os procedimentos metodológicos empregados tipificam a
pesquisa de campo como exploratória, com delineamento documental, apresentando abordagem de cunho quanti-qualitativo, tendo como técnica de pesquisa para a coleta de dados a aplicação de questionário, tanto nas Escolas supracitadas, bem como aos membros que compõem a décima nona Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (19ª CREDE), com o intuito de fazer um comparativo com que a Secretaria de Educação
estabelece e a realidade observada nas escolas, de modo que seja possível compreender, através da análise documental, quais e como são aplicadas as políticas de acessibilidade nas bibliotecas escolares, e, a partir desses dados, construir um guia com estratégias para proporcionar às pessoas com deficiência acesso aos espaços e acervo dessas bibliotecas. Os resultados apontam as bibliotecas escolares da rede estadual de ensino da cidade de Juazeiro do Norte – CE, não ofertam totalmente acessibilidade, assim como as políticas de acessibilidade que contempla parcialmente algumas escolas, fato este que dificulta o atendimento às pessoas com deficiência.

Palavras-chave:

Acessibilidade; Biblioteca escolar; Políticas públicas

Orientador (a):

Cesar Augusto Cusin

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

21/03/2019

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