Título:
Formação e Desenvolvimento de Coleções Antirracistas: proposta para o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares de Juazeiro do Norte – Ceará
Autor (a):
Maria Suellen Alves Lôbo (Lattes)
Resumo:
O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar como as questões étnicoraciais podem ser pautadas na política de formação e desenvolvimento de coleções
das bibliotecas escolares do município de Juazeiro do Norte – Ceará, em
atendimento à Lei 10.639/2003. E como objetivos específicos: a) evidenciar as
ações do movimento negro educador para a construção de uma sociedade
antirracista; b) discorrer sobre os critérios para a implantação de uma política de
formação e desenvolvimento de coleções antirracistas para bibliotecas escolares; c)
desenvolver um manual para formação e desenvolvimento de coleções antirracistas
voltado para o sistema municipal de bibliotecas escolares de Juazeiro do Norte –
Ceará, observando o que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. É possível afirmar através dos registros informacionais que a
população negra encontra-se em disparidade representativa nos meios institucionais
educativos tradicionais, em seus materiais, conteúdos e serviços. A informação
anterior constatou um problema social e biblioteconômico que ampara a perguntaproblema: tendo em vista a diversidade de materiais, de suportes e de serviços das
bibliotecas escolares, como as questões étnico-raciais podem ser pautadas na
política de formação e desenvolvimento de coleções para o sistema municipal de
bibliotecas escolares de Juazeiro do Norte – Ceará, viabilizando a efetivação da Lei
10.639/2003? Para elucidar essa problemática e os objetivos propostos, foi
percorrida uma metodologia, caracterizando essa pesquisa como bibliográfica, com
abordagem de cunho qualitativo, orientada por técnicas do tipo documental,
exploratória e descritiva. Para o tratamento dos resultados foi usada a análise
documental, que possibilitou enfrentar as dificuldades em recuperar políticas de
formação e desenvolvimento de coleções exclusivamente antirracistas, permitindo a
seleção de diretrizes tradicionais, bem como suas adequações para construir o
produto. Conclui que a produção de um manual que visa orientar tecnicamente e
socialmente a Formação e Desenvolvimento de Coleções Antirracistas para o
Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares de Juazeiro do Norte – Ceará é um
mecanismo promissor para combater os racismos e os preconceitos, para isso, é
necessário que pessoas bibliotecárias e professores/as estejam dispostos/as de
antemão a serem tocados/as pela educação antirracista.
Palavras-chave:
Formação e Desenvolvimento de Coleções Antirracistas; Bibliotecas Escolares; lei 10.639/2003.
Orientador (a):
Prof. Dr. Erinaldo Dias Valério.
Linha de pesquisa:
Informação, Cultura e Memória.
Produto de pesquisa:
Manual
Data de Defesa:
21/12/2022