Título:

Fotografia e memória institucional: critérios para análise documentária

Valeska Paulino Nogueira (Lattes)

Resumo:

As imagens fotográficas constituem-se como importantes documentos, possuidores de valioso potencial em termos informacionais, históricos e culturais, que são constituintes da memória. Na perspectiva da atual sociedade, os documentos fotográficos apresentam crescente produção e consumo que justificam, ainda mais, os esforços em direção ao aprimoramento e à criação de formas adequadas para o seu tratamento e real aproveitamento. Nesse sentido, o estudo discorre sobre o valor da fotografia enquanto documento, apresentando aspectos relevantes da literatura sobre a análise documentária, com ênfase no processo de indexação. Apresenta, ainda, uma proposta de análise sobre as regras e critérios utilizados no processo de tratamento indexal realizado na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Através de uma abordagem de caráter qualitativo, realizou-se uma análise documental e interpretativa relacionada aos processos de produção e representação das fotografias na UFCA. Tal análise possibilitou a identificação e apresentação das especificidades deste tipo de documento e as suas lógicas especiais de tratamento e contribuições para a construção de critérios de indexação de imagens fotográficas, que visam nortear o desenvolvimento de uma política de indexação para a Instituição.

Palavras-chave:

Análise documentária; Fotografia; Indexação de imagens; Memória Institucional