Gestão da produção científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí no âmbito dos processos de divulgação: lacunas, desafios e possibilidades

Sindya Santos Melo (Lattes)

Este estudo aborda o acesso à informação científica produzida pelos pesquisadores em seus ambientes de pesquisa, sob o enfoque específico de dar visibilidade à produção acadêmica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) através da divulgação científica. Como problema de pesquisa, a presente investigação procura responder ao seguinte questionamento: como o IFPI tem atuado frente a gestão da produção científica no tocante aos processos institucionais de divulgação científica? Como objetivo geral, investigam-se as ações de divulgação científica estabelecidas como metas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015-2019 do IFPI e sua importância estratégica para a democratização do conhecimento em ciência e tecnologia através da proposição de um plano de ações de divulgação científica. Os objetivos específicos são baseados em: mapear a produção científica desenvolvida pelos coordenadores­orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de 2014 a 2016; identificar quais são os canais de divulgação do conhecimento utilizados pelos pesquisadores do IFPI; propor a implementação de um plano de ações de divulgação científica das pesquisas realizadas no âmbito do IFPI. Para o alcance dos objetivos, os procedimentos metodológicos caracterizam-se como uma pesquisa exploratória, descritiva e quali quantitativa, utilizando-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Como instrumento, utilizado para a coleta de dados foi adotado questionário visando o levantamento de informações que sejam relevantes para o estudo. Os resultados obtidos indicam que o IFPI oferece uma série de potencialidades para a efetiva divulgação das pesquisas produzidas em âmbito local, sinalizando os canais disponíveis e possibilidades existentes, levando em consideração sua estrutura organizacional e administrativa. Como resultado, pretende-se viabilizar a elaboração de um plano de ações de divulgação científica com o propósito de contribuir com a efetiva disseminação da produção científica local. Para tanto, foi elaborado um plano de ações de divulgação científica apresentado em formato de uma cartilha com recomendações que orientam aos alunos, professores, pesquisadores e servidores em geral sobre como utilizar as ferramentas e canais disponíveis para que obtenham êxito na promoção de suas pesquisas.

Comunicação na ciência; Gestão da produção científica; Instituto Federal do Piauí – pesquisa científica

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

28/03/2018