Apresentação:

Foi criado com a finalidade de servir fonte de pesquisa, guia, instrução e consulta para bibliotecários de bibliotecas escolares. Vale destacar que cada unidade de informação deve considerar as necessidades, demandas e perfis de sua comunidade. As estratégias de mediação foram elaboradas a partir das necessidades e sugestões de bibliotecários e gestores participantes da pesquisa, com embasamento teórico dos pesquisadores dos temas em questão, e a partir também da experiência da autora, que atua em biblioteca escolar.

Diante disso, tem o propósito de descrever ações que contribuam para a comunidade escolar, em três categorias, mediação cultural; mediação da leitura; e mediação da informação. Visa cooperar para o desenvolvimento e realização de mediações em bibliotecas escolares, para torná-las laboratórios culturais, de troca de ideias e construção do conhecimento.

O manual faz parte da pesquisa de dissertação “Mediação no contexto da biblioteca escolar: proposta de um manual para colégios particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri“.

Antônia Janiele Moreira da Silva (Lattes)

Tipologia:

Manual