Título:
Mediação e competência em informação do bibliotecário no âmbito das TIC: proposta de uma cartilha de atuação aplicada ao Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPI
Autor (a):
Rafael Gomes de Sousa (Lattes)
Resumo:
Mediação da informação para formação de competências em informação do bibliotecário no âmbito das TIC nas bibliotecas universitárias foi o que norteou essa
pesquisa, visto que a discussão está pautada na apropriação da informação, na construção de sentidos e aquisição do conhecimento. Discutir esses processos de
atuação profissional dos bibliotecários nas bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí (SIBi-UFPI), eleva satisfatoriamente o seu grau de importância na sociedade. A investigação parte do delineamento da seguinte questão problema: Como as práticas de mediação da informação, via tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem contribuir para formação de competências em informação do bibliotecário considerando a realidade SIBi-UFPI? A pesquisa ora apresentada tem como objetivo investigar as práticas mediacionais por meio das TIC, considerando a realidade do SIBI-UFPI, visando perceber como se dá o processo de formação de competências em informação do bibliotecário e propor uma cartilha de atuação com objetivos específicos discutir sobre práticas de mediação da informação no âmbito das TIC em bibliotecas universitárias, abordar as relações entre mediação e competência em informação no contexto das bibliotecas universitárias, identificar os aspectos da mediação da informação, via TIC, que contribuem para formação de competências do bibliotecário no âmbito do SIBi-UFPI, analisar a formação de competências dos bibliotecários do SIBi-UFPI a partir das práticas de mediação por meio das TIC e propor uma cartilha de atuação aplicada ao SIBi-UFPI. A metodologia de execução do trabalho delimita o objeto de estudo sendo o SIBi-UFPI, de natureza qualiquantitativa, do tipo exploratória e descritiva. O método empregado foi a análise de conteúdo, ao passo que a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários com perguntas
abertas e fechadas em amostras predefinidas dos sujeitos bibliotecários e usuários, além de um roteiro de observação direta utilizado como apoio à análise dos dados. Conclui-se que os bibliotecários, na sua maioria, atrelam o conceito de mediação da informação ao acesso e recuperação da informação, posto que não dissocie da
disseminação da informação, mas sabem da importância para desenvolvimento do seu trabalho, principalmente atrelando as TIC com o objetivo de atingir o maior
número de usuários. Quanto ao processo de formação das competências em informação, atestou-se que os bibliotecários estão procurando capacitar se para
suprir as demandas informacionais que a eles chegam, formando um repertório de competências a ser utilizado na realização das atividades de atendimento na
biblioteca. Todas as discussões foram voltadas para se criar um perfil de bibliotecário que se reconheça protagonista na sociedade da informação e de quanto se tem a contribuir na formação do usuário.
Palavras-chave:
Biblioteca Universitária – Universidade Federal do Piauí; Mediação da Informação; Competência em Informação; Bibliotecário; Tecnologias de Informação e Comunicação
Orientador (a):
Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
Linha de pesquisa:
Produção, comunicação e uso da informação
Produto de pesquisa:
Data de Defesa:
29/05/2018