O documento telejornalístico: proposta de representação temática no campo da informação audiovisual

José Jullian Gomes de Souza (Lattes)

A pesquisa propõe um estudo sobre a representação temática do documento audiovisual jornalístico, a partir da seguinte problemática: como a aplicação de uma proposta de representação temática específica para o documento audiovisual, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri, corrobora para a recuperação da informação dentro de um sistema digital de memória audiovisual? A realização da pesquisa parte de uma ampliação da discussão sobre os documentos audiovisuais, a partir da interdisciplinaridade da tríade Biblioteconomia, Ciência da Informação e Comunicação, com ênfase no Jornalismo. Como objetivo geral busca-se desenvolver um guia de indexação para os documentos audiovisuais do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. E, seguido pelos objetivos específicos: a) descrever como ocorrem as etapas de armazenamento e recuperação da informação; b) analisar o conteúdo dos documentos audiovisuais do Curso de Jornalismo e; c) propor um modelo de representação temática da informação para os documentos audiovisuais jornalísticos. A metodologia é do tipo aplicada e caracterizada por uma abordagem quanti- qualitativa, perpassando pelo levantamento bibliográfico sobre o tema, uso da pesquisa documental e descritiva. Além, da aplicação da análise de conteúdo sobre os documentos audiovisuais produzidos pelos estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri no período 2013-2019, com base na técnica de análise documentária a partir da decupagem como novo elemento. A partir do exposto, compreende-se que o guia de indexação para os documentos audiovisuais jornalísticos dialoga com a construção de uma representação temática da informação mais apropriada para este modelo de documento, além de estabelecer um sistema de memória audiovisual para os documentos audiovisuais do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri.

Documento audiovisual; Representação temática da informação; Memória; Ambientes digitais; Indexação

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

07/04/2020