Título:

O papel da plataforma digital de leitura de e-books em uma instituição de ensino superior

Autor (a):

Jose Sobreira Teixeira (Lattes)

Resumo:

O livro digital é muito discutido por profissionais, que estão ligados direta e indiretamente a essa nova prática de leitura, deixando educadores, bibliotecários, ambientalistas, advogados e empresários atentos a qualquer mudança acerca desse tema contemporâneo e promissor. Tendo em vista, a utilização de e-books em Instituições de Ensino Superior, este estudo intitulado “O Papel da Plataforma Digital de Leitura de E-books em uma Instituição de Ensino Superior” discorre assuntos como: a origem da escrita, a evolução do livro, surgimento de novos suportes de leitura, políticas, marketing e sustentabilidade. O objetivo geral foi estudar os incentivos de leitura de e-books na plataforma em portal de livros abertos de Instituição de Ensino Superior. E os objetivos específicos foram: analisar as consequências positivas e negativas do acesso ao livro aberto nessa plataforma; verificar o nível de conhecimento dos Discentes e Docentes sobre a plataforma de acesso ao livro aberto; entender a prática de leitura do livro digital, suas implicações e particularidades; e identificar ferramentas de marketing dentro dessas bibliotecas relacionados a difusão do livro digital. A pesquisa se caracterizou como qualitativa-descritiva, por fazer uma análise subjetiva dos dados coletados através de aplicações de entrevistas e questionários em instituição pública aos seus colaboradores bibliotecários e aos seus discentes e docentes, e descritiva por analisar e comparar as técnicas de seleção utilizadas em plataformas de instituições e o resultado dessas aplicações. Uma cartilha foi produzida com informações para incentivar os usuários das bibliotecas à prática de leituras de e-books, e abordava tópicos como: conceitos, histórico, vantagens e desvantagens na aquisição e na prática de leitura em suportes eletrônicos e na plataforma. Ao identificar na plataforma do IFCE, aspectos de acervo eletrônico e investigar junto aos seus usuários seus conhecimentos acerca do e-book e de serviços da plataforma, e como acontece a divulgação desse serviço e do acervo na plataforma, obteve-se como resultado da pesquisa, que parte dos entrevistados que responderam ao questionário, conhece um e-book, sabe da existência de livros eletrônicos na plataforma e já utilizou esse serviço. Conclui-se que o livro digital está presente na vida acadêmica dos Discentes e Docentes dessa instituição, e que o e-book ou livro digital faz parte da realidade de leitores e de instituições.

Palavras-chave:

Marketing; Livro Digital; Biblioteca; Plataforma; Utilização; Acervo

Orientador (a):

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

26/12/2020

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