Agenor Leandro de Sousa Filho (Lattes)

Aborda a utilização das mídias sociais de modo estratégico, voltado para o desenvolvimento de ações de marketing pela Biblioteca Universitária (BUs) de modo a promover seus produtos e serviços. A utilização dessas ferramentas pela BU é importante, pois atuam como canal de comunicação omnidirecional, permitindo ao usuário interagir com a organização, receber um feedback e vice-versa, em tempo real. O estudo objetiva apresentar uma proposta de programa de capacitação para a equipe da BU que tenha como foco o uso efetivo as mídias sociais como instrumento de marketing digital. Para tal foi realizado um estudo de campo cujo universo de pesquisa foi composto pelas BUs das universidades federais da região Nordeste do Brasil. Inicialmente, foi realizado um levantamento com as instituições que compõem o objeto de estudo como forma de identificar a existência disponibilização de diretrizes informacionais nos sítios web dessas instituições que dessem suporte as ações de gestão de perfis de mídias sociais vinculadas as BUs e orientações relacionadas ao treinamento da equipe responsável por realizar esse tipo de atividade. Verificou-se que do universo de estudo, 11% das BUs pesquisadas disponibilizam suas diretrizes informacionais para consulta e que dentre as diretrizes encontradas, apenas uma apresentava informações sobre as características da equipe gestora ressaltando que essa equipe deveria passar por um processo de treinamento. Por meio das diretrizes encontradas, elaborou-se uma proposta de capacitação para o uso de mídias sociais que fosse de encontro com o clima organizacional da unidade de informação, dividida em 4 (quatro) módulos. A proposta de capacitação tem por objetivo proporcionar a equipe designada pela BU informações de cunho institucional, gestão de mídias sociais, marketing e segurança da informação. Concluiu-se que a não realização de ações de capacitação para gestão dos perfis da BU nas mídias sociais podem ocasionar em sua subutilização e acarretar em resultados abaixo do esperado pela BU no que se refere a atuação em meio digital.

Biblioteca Universitária; Mídias Sociais; Marketing em Unidades de Informação; Capacitação de bibliotecários; Diretrizes de uso das Mídias Sociais

David Vernon Vieira

Linha de pesquisa:

22/04/2019

Nenhum Comentário em O uso de mídias sociais em bibliotecas de universidades federais do nordeste brasileiro: proposta de programa de capacitação para bibliotecários

1. […] Esta proposta foi produzida a partir da pesquisa “O uso de mídias sociais em bibliotecas de universidades federais do nordeste brasileiro: proposta d…“. […]