Organização, representação e recuperação da informação: mapeamento da base de dados monográficos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri para Resource Description Framework (RDF)

Maria Vanessa do Nascimento (Lattes)

Introdução – A popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a ascensão da internet possibilitou que a quantidade de dados compartilhados se tornasse cada vez maior, no entanto a medida que o volume informacional cresceu ocorreu também um aumento considerável do número de informações não tratadas em circulação, principalmente na World Wide Web (WWW), ou seja, aumentou o número de informações sem uma organização e representação de qualidade o que consequentemente impacta no processo de recuperação de informação. Objetivo – Discorrer sobre as aproximações da área de Representação e Recuperação da Informação e a Web Semântica, a partir do Resource Description Framework (RDF), investigando a viabilidade deste para a representação da Base de Dados Monográficos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri a partir da identificação dos elementos dessa base de dados e suas respectivas representações em RDF sendo por fim realizado o mapeamento dessa representação para o modelo RDF. Métodos – Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como recurso a revisão de literatura através de artigos, teses e dissertações dispostas em repositórios institucionais, em bases de dados de periódicos científicos e em livros da área de Biblioteconomia, Ciência da informação, tecnologia e de áreas correlatas. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva que visa analisar a viabilidade do uso do RDF para representação da base de dados monográficos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri e a importância da representação das informações para posterior recuperação das mesmas, utilizando-se para realização desta análise a pesquisa bibliográfica para identificar as ferramentas que podem auxiliar no processo de representação e consequentemente no processo de recuperação da informação. Esta identificação foi realizada mediante a busca em repositórios de ontologias por elementos que permitissem a adequada representação dos elementos da base de dados existente, verificando na descrição de cada campo, assim como em exemplos apresentados nas páginas, das ontologias previamente apresentadas nas seções 3.2.5 a 3.2.11, ontologias criadas em grande parte especificamente para representar elementos bibliográficos. Para interpretação das ontologias utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados – O RDF mostra-se viável para a representação da base de dados monográficos, no entanto há um empecilho, que é: TCC’s não disponibilizados no ambiente web. Isso traz como consequência a impossibilidade de criar os arquivos em RDF propriamente ditos com o uso de URI como ditam as boas práticas e o guia das 5 estrelas dos dados abertos. Mas nesse entremeio foi possível identificar os elementos/ campos da base de dados passíveis de representação e fazer o mapeamento dos mesmos para as respectivas representações em RDF através dos vocabulários. Para que fosse atingido o mapeamento dos campos da base de dados e os dados abertos, visando as 5 Estrelas, fez-se exportação das tabelas da base de dados para o formato CSV. Conclusão – Com isto, espera-se que as representações intermediárias entre a base de dados e os vocabulários RDF sejam capazes de inspirar novos trabalhos nesta perspectiva, trazendo a Web Semântica e os processos de representação neste ambiente para dentro da Biblioteconomia.

Recuperação da Informação; Representação da Informação; Resource Description Framework; Web Semântica

Denysson Axel Ribeiro Mota

Informação, cultura e memória