Título:

Planejamento em unidades de informação: diretrizes e indicadores para o diagnóstico organizacional das bibliotecas do Instituto Federal do Ceará

Rosana de Vasconcelos Sousa (Lattes)

Resumo:

Esta pesquisa aborda o planejamento em unidades de informação no contexto das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que atendem diferentes perfis de usuários, de diversas modalidades, níveis e áreas de ensino do Instituto, devendo oferecer serviços e produtos característicos de bibliotecas escolares, universitárias e especializadas. Focaliza a etapa de diagnóstico organizacional, que identifica as potencialidades e limitações da instituição, com base em indicadores de qualidade oriundos de convenções técnicas nacionais e internacionais. Diante disso, parte da seguinte questão problema: que indicadores devem ser utilizados para identificar os pontos fortes e os pontos fracos das bibliotecas do Instituto Federal do Ceará? Estabelece como objetivo geral propor um instrumento de diagnóstico organizacional com indicadores compatíveis com o perfil das bibliotecas do IFCE. Os objetivos específicos buscam caracterizar o Sistema de Bibliotecas do IFCE quanto a estrutura organizacional e física, e quantos aos recursos humanos, usuários, serviços e acervo; identificar indicadores de qualidade nos documentos regulatórios que estabelecem diretrizes para bibliotecas com características similares às bibliotecas dos IFs; e estruturar um instrumento de diagnóstico com diretrizes e indicadores adequados às especificidades das bibliotecas do IFCE. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória e descritiva, além de ser bibliográfica e documental, com abordagem quali-quantitativa, orientando-se pelo método indutivo. Para coleta e análise dos dados da pesquisa, utiliza a análise de conteúdo. Conclui que a análise de conteúdo de diretrizes para bibliotecas escolares e para universitárias e de padrões para acessibilidade possibilitou a identificação de importantes indicadores para as Bibliotecas do IFCE. Almeja que o produto proposto possa ser utilizado como diretriz pelo Sistema de Bibliotecas do IFCE, orientando o trabalho de gestão realizado nas unidades informacionais de seus campi e a implantação de novas unidades no constante processo de expansão do Instituto, além de poder ser empregado em Bibliotecas de outros Institutos Federais, contribuindo com a Biblioteconomia nacional.

Palavras-chave:

Planejamento em Unidades de Informação; Diagnóstico organizacional; Bibliotecas multiníveis; Instituto Federal do Ceará

Orientador (a):

Elieny do Nascimento Silva

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

02/03/2020