Título:

Trajetória do curso de Biblioteconomia no Cariri cearense: Memórias e saberes de 2006 a 2020

Autor (a):

Andréa Ruth Machado Silva (Lattes)

Resumo:

Esta pesquisa traz um registro da história do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará/Universidade Federal do Cariri – na Região do Cariri, localizado na cidade de Juazeiro do Norte (CE). Por meio de uma narrativa da memória histórica do Curso de Biblioteconomia, reescreve o processo histórico entrelaçando passado e presente, para que, posteriormente, possa contribuir dinamicamente para ativar as
lembranças das novas gerações partindo de uma (re) configuração da memória institucional do Curso de Biblioteconomia. Para isso, partiu da seguinte questão-
problema: De que maneira a reunião de memórias, fotos, notícias e documentos pode contribuir para preservar a história do Curso de Biblioteconomia da UFCA, levando em
consideração o fato de o Curso não ter um registro documental de sua história? O objetivo
geral foi de investigar os marcos de memória, por meio de registros e relatos, da trajetória
do Curso de Biblioteconomia da UFCA. Para alcançar esse objetivo, traçaram-se os
seguintes objetivos específicos: a) Coletar registros documentais para produzir uma
memória do Curso de Biblioteconomia da UFCA; b) Realizar entrevistas com docentes,
discentes, egressos e as Coordenações dos Cursos de Graduação, de Pós-graduação stricto
sensu e de Pós-graduação lato sensu e técnicos administrativos vinculados ao Curso, a
fim de fazer um registro de memórias por meio dos relatos; c) Demonstrar os caminhos
da construção e da consolidação do Curso de Biblioteconomia e suas contribuições para
o desenvolvimento regional do Cariri; d) Criar, como produto final, um catálogo
cronológico com os principais marcos históricos e memorialísticos do Curso de
Biblioteconomia – UFCA. Como recurso metodológico, trata-se de uma pesquisa
exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem quali-quantitativa.
O método utilizado foi uma pesquisa documental e de história oral. Para coletar e analisar
os dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Nesses contextos, destacamos a importância
dos estudos de memória institucional, considerando os documentos institucionais e seus
sujeitos. A pesquisa fundamentou os registros memorialísticos do Curso de
Biblioteconomia da UFCA em falas, fotos, notícias e documentos que compõem a
trajetória do Curso da UFCA. Com o alcance dos objetivos, criou-se como produto final
um catálogo cronológico com os principais marcos históricos e memorialísticos do Curso
de Biblioteconomia – UFCA, que destaca os acontecimentos e os sujeitos que escrevem
/escreveram essa história, e que irá contribuir, de modo dinâmico, para ativar as
lembranças das novas gerações.

Palavras-chave:

Biblioteconomia – Universidade Federal Cariri; Ensino de
Biblioteconomia; Memória Institucional.

Orientador (a):

Profa. Dra. Gracy Kelli Martins Gonçalves

Linha de pesquisa:

Informação, Cultura e Memória

Produto de pesquisa:

Investigar os marcos de memória, por meio de registros e relatos, da trajetória do Curso de Biblioteconomia da UFCA.

Data de Defesa:

18/04/2022

Acessar dissertação