Um protótipo de DATA MINING aplicado a transparência e circulação do acervo de um sistemas de bibliotecas de uma universidade federal

Marcos Iury Fernandes Maia da Silva (Lattes)

Esta dissertação aborda como tema a gestão das informações geradas pela comunidade acadêmica no Sistema de Bibliotecas – SIBI da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Para tanto, fez-se uma revisão de literatura sobre o assunto com a finalidade de contextualizar historicamente a relevância da pesquisa, perpassando sobre temas como descoberta do conhecimento em base de dados, banco de dados, sistema de gerenciamento de banco de dados, big data e mineração de dados (data mining), englobando conceitos históricos/cronológicos. O tema surgiu a partir da seguinte situação-problema: os dados produzidos pelos discentes e demais usuários do SIBI da UFCA estão sendo transformados em informações úteis para apoio às decisões dos gestores das bibliotecas e bibliotecários? O objetivo geral da obra é minerar a grande massa de dados armazenados no banco de dados do sistema informatizado do SIBI da UFCA, analisar e produzir informações úteis para consumo dos interessados e disponibilizar, à comunidade acadêmica, dados abertos e transparentes sobre o acervo das bibliotecas universitárias da UFCA e como objetivos específicos: disponibilizar painéis (dashboards) informativos e relatórios customizáveis; extrair padrões ocultos relevantes em dados históricos e desenvolver uma plataforma aberta, transparente e interativa com os dados minerados. Este último constitui o produto final da dissertação. O grande volume de dados históricos de transações mantidas pelas organizações pode revelar informações valiosas. Dessa forma, é relevante identificar a importância deste estudo, pois oferece subsídios para uma melhoria contínua dos serviços, transparência na gestão do acervo, indicadores para as tomadas de decisão e predição, com a finalidade de manter as bibliotecas universitárias alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição e atrativas para seu público.
Palavras-chave: Mineração de dados. Gestão da Informação. Transparência. Tomada de decisão. Biblioteca Universitária.
Quanto aos procedimentos
metodológicos, a pesquisa é do tipo descritiva, de forma exploratória e com abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi realizada através de extração no Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados do acervo do SIBI, onde apenas dados não sensíveis foram considerados. No produto final foi possível extrair informações relevantes e alcançar os objetivos da pesquisa.

Prof.o Dr. Marcus Vinicius de Oliveira Brasil

Produção, Comunicação e Uso da Informação.

Produto de pesquisa:

Protótipo Data Mining de transparência e circulação de um acervo nas bibliotecas de universidades federais

27/10/2022