Título:

AS DIMENSÕES DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO APLICADAS AS
LICENCIATURAS DE MÚSICA NO CEARÁ: PROPOSTA DA REDE ACADÊMICA
DE MEDIAÇÃO EM MÚSICA – RAMMUS

Autor (a):

MANUEL ALVES BEZERRA NETO (Lattes)

Resumo:

Desdobra-se envolvendo as relações entre as dimensões da Mediação da Informação e os
currículos dos cursos de Música do estado do Ceará. O ponto de partida do presente estudo é:
como aplicar as dimensões da Mediação da Informação no contexto do ensino de Música no
estado do Ceará, visando à construção de um produto de atuação integrado? O objetivo geral é:
Investigar os cursos de licenciaturas em Música do Ceará pertencentes à UFC–Fortaleza, UFC–
Campus de Sobral, UFCA, e UECE, na perspectiva curricular, considerando as contribuições
da Mediação da Informação em suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política,
visando propor um programa de atuação acadêmica integrado. Já os objetivos específicos são:
a) discutir sobre as atividade docentes existentes nos currículos dos cursos de licenciatura em
Música do Ceará objeto de estudo; b) Estabelecer possíveis relações entre os currículos dos
cursos de licenciatura em Música e as dimensões da Mediação da Informação; e c)
Compreender as aplicabilidades das dimensões da Mediação da Informação nos currículos dos
cursos de licenciatura em Música do estado do Ceará. O referencial teórico foi fundamentado
em três grupos temáticos: o primeiro, é circunscrito sobre informação, comunicação e
mediação da informação, a correntes sóciointeracionistas que subsidiam a mediação da
informação e suas dimensões. O segundo grupo temático versa sobre a Pedagogia Educacional,
Pedagogia Musical e Ciências da Informação, e o terceiro grupo temático contempla o seu
desdobramento à luz da estruturação das dimensões da Mediação da Informação para
aplicabilidade. A metodologia é composta da seguinte formação: de caráter qualitativo,
descritivo, de referência bibliográfica e documental. A estrutura das análises de dados tem
sustentabilidade em Laurence Bardin, na realidade documental, por meio de uma abordagem
nos currículos lattes dos docentes objeto de consulta aos profissionais analisados nesta
pesquisa. Classificou-se a análise de conteúdos estruturados em dois tipos de categorias, sendo
elas de categorias em dois planos: o plano temático por meio das categorias da Mediação da
Informação e suas dimensões; dialógica, estética, formativa, ética e política e, em segundo
plano, mediante os planos institucionais que são as categorias nas quais os cursos de
licenciatura em Música estão envolvidos: ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e eventos.
A Rede Acadêmica de Mediação em Música-RAMMUS/CE é um produto integrado
institucionalizado, pensado nas dimensões da Mediação da Informação categoria teórica que
sustenta as categorias aplicadas: ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e eventos. Objetiva
contribuir na formação docente mais completa, no intuito de promover um ambiente acadêmico
mais dinâmico e inovador. Pensando na coadunação da Pós-graduação/graduação em que os
agentes pesquisadores procuram desvelar intenções conscientemente ao fomento da pesquisa
interdisciplinar em Educação Musical. A extensão será compartilhada na articulação do
conhecimento significativo das pesquisas realizadas e as necessidades da comunidade
interna/externa. A Pós-graduação é pensada na parceria do Programa de Pós-graduação em
Biblioteconomia – PPGB com as licenciaturas em Música, promovendo formação ampla,
atualizada em relação à Mediação da Informação e suas dimensões, contribuindo com a
formação de profissionais mais capacitados para atuarem no desenvolvimento de soluções
inovadoras. Quanto a eventos, providenciará discutir, divulgar e compartilhar pesquisas e
trabalhos recentes em Música, ou sobre um tema específico, ampliando conhecimentos,
promovendo a reflexão crítica e incentivando a produção científica. Conclui-se que a
RAMMUS-CE é a materialização da pesquisa realizada no PPGB/UFCA, local físico que se
destaca como solo sagrado onde nasceu e se estruturou essa ideia de estudo inovador e único,
por meio da várias possibilidades de se trabalhar a formação docente em Música no âmbito da
Mediação da Informação e suas dimensões estruturadas por Henriette Ferreira Gomes. A
RAMMUS-CE é um norteador prepositivo direcionando o seu objetivo de função e realidade
de integração institucionalizada, e objetiva a contribuição na ação formativa da Instituições de
Educação Superior-IES de caráter inovador dando destaque aos profissionais da mediação
informacional em Música que são os intelectuais orgânicos e políticos, protagonistas sociais.

Palavras-chave:

Mediação da Informação–Dimensões. Currículos de Música. Cursos de
Música. Universidade Federal do Ceará. Universidade Federal Ceará–(Campus Sobral).
Universidade Federal do Cariri. Universidade Estadual do Ceará.

Orientador (a):

Prof. Dr. Jonathas Luiz Carvalho Silva.

Linha de pesquisa:

Produção, comunicação e uso da informação

Data de Defesa:

31/07/2024

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