Coordenador:

Denysson

Denysson Axel Ribeiro Mota

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando na linha de Representação da Informação, mais especificamente com Web Semântica e Web Pragmática. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011), onde trabalhou com ênfase em Gestão do Conhecimento para Micro e Pequenas Empresas. Especialista em Análise de Testes no projeto de residência em sofware pelo CIn/UFPE, onde atuou no C.E.S.A.R. como analista de testes. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tiradentes (2007). Foi professor substituto da Universidade Federal de Sergipe, entre 2010 e 2012, atuando na graduação com Sistemas de Informação, Gestão da Informação e Fundamentos de Computação. Atualmente é professor substituto Universidade Federal do Cariri, onde é Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Ambientes de Informação, atuando nas áreas de estudos Gestão de Unidades de Informação e Tecnologia da Informação, e nos cursos de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia e Engenharia de Materiais.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: M304
E-mail: denysson.mota@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/1273037072033521
ORCiD : 0000-0003-2069-134X
ResearcherID : C-6495-2013
ResearchGate : https://www.researchgate.net/profile/Denysson-Mota
  Vice-Coordenador:

Jonathas

Jonathas Luiz Carvalho Silva

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Ministra disciplinas no setor de pesquisa e fundamentos teóricos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Na pesquisa, atua na fundamentação teórica, histórica, epistemológica e filosófica da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Informação; estudo de usuários e mediação da informação; bibliotecas escolares, comunitárias e públicas; atuação profissional, representação ética e político-institucional da Biblioteconomia. Colunista e colaborador da Revista Biblioo.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: M304
E-mail: jonathas.carvalho@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/2376636144965734
ORCiD :0000-0003-3036-0077
ResearcherID : N/A
  Corpo Docente Permanente

André Anderson Cavalcante Felipe

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto II do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Pernambuco.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: N/A
E-mail: andre.anderson@ufpe.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/2814835220579666
ORCiD :0000-0002-5349-4353
ResearcherID : N/A

Ariluci Goes Elliott

Professora Efetiva do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Desenvolve docência em disciplinas relacionadas à Organização e Tratamento da Informação. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Especializada em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: M306
E-mail: ariluci.goes@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/9873581625743462
ORCiD :0000-0002-7019-3253
ResearcherID : N/A

Carla Carla Façanha de Brito

Doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. Desenvolve pesquisa sobre Musealização e representação documental dos Ex-Votos do Museu Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, CE. Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB, onde desenvolveu pesquisa relacionada aos processos de representação dos Ex-Votos do Museu do Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE, apoiado no modelo de Categorização Aristotélico. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Coordenadora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia – MPB da UFCA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recursos e Serviços de Informação. Possui interesse também em pesquisas relativas a disciplina de memória e representação da informação. Atua no campo Museologia e Patrimônio. Participa de Grupos de Pesquisa: 1. Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização, área predominante Museologia – Instituição/UNIRIO. 2.Memória e Organização do Conhecimento em Ambientes Informacionais – Instituição/UFCA.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: M305
E-mail: carla.facanha@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/6421811965337503
ORCiD :0000-0002-4241-678X
ResearcherID : N/A

 David

David Vernon Vieira

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Organização da Informação, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012. A pesquisa do doutorado observou a utilização das mídias sociais em bibliotecas universitárias espanholas. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atuação acadêmica: Desde 2005 é professor do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atuação profissional: experiência como analista de sistemas em projetos de desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão para as áreas de manufatura e administração empresarial em empresas do ramo petrolífero, hospitalar e curtimento de couro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação de bibliotecas, Mídias Sociais, Bibliotecas Universitárias, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Ensino à Distância. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão que envolve o emprego da Tecnologia da Informação para as áreas de Ciência da Informação e Administração.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: M303
E-mail: david.vieira@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/3561131844492762
ORCiD :0000-0001-8229-162X
ResearcherID : AAE-9638-2019

Denise Braga Sampaio

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI-UFBA). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI-UFPE). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (DCI-UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA). Áreas de interesse: Memória, Competência em Informação, Mediação da Informação e Práticas Informacionais. Membro dos Grupos de Pesquisa: RIEV – Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência (UFPB), GEPEMCI – Grupo de Estudo e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (UFBA), Pesquisadora do LTI-Digital – Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (UFBA). Membro dos projetos de extensão ICIne, Leituras Andantes e Rede Mediar e Coordenadora do Programa de Extensão DiversAção. Coordenadora do Curso de Biblioteconomia do ICI/UFCA.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: denisebs23@gmail.com
Lattes : http://lattes.cnpq.br/3948252543083879
ORCiD :0000-0001-9424-3158
ResearcherID : N/A

Elieny

Elieny do Nascimento Silva

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri. Professora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPGB) – UFCA. Coordenadora da Especialização Gestão em Ambientes de Informação da UFCA. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Áreas de interesse: Gestão de Unidades de Informação, Marketing em Unidades de Informação;Gestão de Recursos Humanos; Planejamento Bibliotecário; Bibliotecas Públicas, Escolares, Comunitárias, Universitárias, Especializadas e Especiais; Representação Temática da Informação: Indexação; Leitura e formação de leitor; Ética profissional; Responsabilidade Social Universitária, Políticas Públicas de Informação; Formação profissional , Extensão Universitária, Currículo. Mediação da informação.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: M305
E-mail: elieny.silva@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/1365092858604074
ORCiD :0000-0001-6005-4084
ResearcherID : N/A

Francisca Pereira dos Santos

Pós doutora em Lingüística – Universidade de Poitiers – França (Bolsa Pós-doutoral CAPES 08/2012 a 07/2013). Doutora em Literatura e Cultura – Universidade da Paraíba- UFPB (2009). Mestra em Sociologia – UFC – 2002. Terapeuta Holística com Mestrado em Reiki (2013). Especialista em Literatura Brasileira ( URCA- 2000). Graduada em Letras – URCA Universidade Regional do Cariri (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal do Cariri, atuando principalmente nos seguintes temas: cordel, gênero, cultura e permacultura.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: M312
E-mail: francisca.fanca@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/0939531253224149
ORCiD :0000-0003-3564-7288
ResearcherID : N/A

Gracy

Gracy Kelli Martins

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Marília/SP, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atualmente é professora adjunta no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba – PB; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Biblioteconomia (UFCA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB). Atua nas áreas de Organização e Representação da Informação/ Conhecimento; Fundamentos teóricos e Memória em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: gracy.martins@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/7431498333122929
ORCiD :0000-0002-1805-9292
ResearcherID : N/A

Jucieldo Ferreira Alexandre

Professor Adjunto I da Universidade Federal do Cariri, atuando nos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) da UFCA. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense, tendo a tese recebido o Prêmio Melhores Teses do programa no ano de 2021. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Gerente da Divisão de Fomento da Pró-reitora de Extensão da UFCA. Foi diretor do Instituto de Estudos do Semiárido (IESA), entre março de 2017 e fevereiro de 2018, e Coordenador do Curso de História da UFCA, entre agosto de 2014 e fevereiro de 2017. Áreas de interesse: História do Brasil Império; História das Doenças; Patrimônio Cultural; História da Leitura.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: M309
E-mail: jucieldo.alexandre@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/4043001469234206
ORCiD :0000-0002-4949-0456
ResearcherID : N/A

foto-Lucas

Lucas Almeida Serafim

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), anteriormente campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri. Possui interesse de pesquisa em: Ciência da Informação; Biblioteconomia; Competências em Informação (Information Literacy); Comportamentos de informação; Informação no Lazer; The Serious Leisure Perspective; Abordagem Positiva da Informação; Contextos Maiores de Informação (aspectos afetivos, emocionais, prazerosos e profundos da informação); Informação no contexto do Fisiculturismo Competitivo; Métodos Visuais e de Arte Informada; Etnografia da Informação.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: M305
E-mail: lucas.almeida@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/8413756820860572
ORCiD :0000-0002-2019-0652
ResearcherID : N/A

foto emauel

Luiz Manoel Lopes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Cariri atuando como professor do PRODER – Programa de Pósgradução em Desenvolvimento Regional Sustentável no Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável onde ministra a disciplina Estudos do Semiárido pesquisando os conceitos de diferença, acontecimento, desterritorialização e reterritorialização como contribuições para um novo modo de pensar o desenvolvimento regional; atua também como professor do curso de graduação em filosofia, pesquisando na Filosofia Contemporânea principalmente os seguintes pensadores: Bergson, Deleuze, Foucault, Derrida, e Cheik Anta Diop. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão, sendo líder do grupo de Pesquisa do CNPq LAPENC – Laboratorio do Pensamento Contemporâneo, em torno das noções de temporalidade, subjetividade complexidade e sustentabilidade. Atualmente, também coordena o Projeto de Extensão Usina de Ideias da Universidade Federal do Cariri.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: manoel.lopes@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/0148195378287401
ORCiD :0000-0001-5266-3680
ResearcherID : N/A

Marcus

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1999) e em Teologia pela Faculdade Kurios-FAK-Maranguape-CE (2007) com chancela da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Econômico- UFC(2001), e em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Gestão Escolar- FAK (2009). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Foi o 1º coordenador do curso de Administração da UFC no Cariri. Coordena o Núcleo de Empreendedorismo, Responsabilidade e Marketing Social- NERMS desde 2007. Foi bolsista de mestrado e de doutorado pela FUNCAP/CE e de Pós-Doutorado- PNPD/CAPES. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza-PPGA/UNIFOR (2014). Pós-Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará-PPAC/UFC (2015). É professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri- UFCA. Vice-Diretor Pro-Tempore do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: M412
E-mail: marcus.brasil@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/1806063717574977
ORCiD :0000-0001-8802-1831
ResearcherID : N/A

Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Possui Doutorado em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB); Mestrado em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares pela Universidade de Brasília (UnB) Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA); e Graduação em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas, escolares, leitura e formação de leitores.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: M306
E-mail: cleide.rodrigues@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/5619979866984830
ORCiD :0000-0002-3812-3167
ResearcherID : N/A

Paulo

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Portugal) com experiência docente na disciplina de Metodologia de Pesquisa no Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da mesma universidade, Investigador do Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (Labcom Online) da Universidade da Beira Interior (Portugal), Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná . Professor Adjunto III da Universidade Federal do Cariri nos Cursos de Comunicação Social, Design do Produto e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – PRODER. Coordenador da Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Desenvolvimento Regional (PRODER), Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. Bolsista no Exterior da Fundação CAPES de Pesquisa Pós-Doutoral. Avaliador do INEP – Cursos de Educação Superior. É avaliador ad hoc de Cursos Superiores de Graduação e Tecnológicos, designado pelo INEP/MEC.Membro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Intercom, Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos de Pesquisa em Jornalismo (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos seguintes temas: telejornalismo, audiovisual, metodologia e pesquisa científica.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: paulo.cajazeira@ufpel.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/1769678534430582
ORCiD :0000-0001-8060-9358
ResearcherID : N/A

Priscilla Régis Cunha de Queiroz

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2008), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2020). Atualmente é Gerente da Divisão de Integração das Ações de Extensão (DIAE-UFCA) e professora adjunta no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), atuando nos cursos de Graduação e Mestrado. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: seca, trabalho e natureza. Tem interesse nas questões referentes às práticas e processos de produção e representação da informação, bem como aspectos relacionados a políticas culturais, patrimônio cultural, memória e cultura.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: M309
E-mail: priscilla.queiroz@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/4506080444921335
ORCiD : 0000-0002-1933-6634
ResearcherID ACC-9708-2022

  Corpo Docente Colaborador

Erinaldo Dias Valério

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI/IBICT-UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/Campus Cariri). Atualmente é professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordena o Laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais na Biblioteconomia e Ciência da Informação (Alaye) e participa do Núcleo Brasileiro Latino America e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais (NBLAC). É membro da Comissão Permanente de Heteroidentificação da Regional Goiânia (UFG). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação antirracista; formação do (a) profissional da informação; sujeitos informacionais; busca, acesso e uso da informação.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: erinaldo.dias@ufpe.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/8493209936697007
ORCiD :0000-0002-6553-3778
ResearcherID : N/A

 Henriette

Henriette Ferreira Gomes

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Diretora do ICI/UFBA. Chefe do Departamento de Documentação e Informação do ICI/UFBA e docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação, Educação, Comunicação e Organização da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, informação, educação, mediação, tecnologias da informação, documentação científica, organização da informação e fundamentos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: —
Lattes : http://lattes.cnpq.br/0013890432793373
ORCiD :0000-0003-1666-0022
ResearcherID : N/A

 Leyde

Leyde Klebia Rodrigues da Silva

Professora Adjunta do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (DDI/ICI/UFBA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Desempenha trabalhos nas áreas de: Sociologia da Informação, Tecnologia da Informação, Estudos Étnicos- Raciais, Produção do Conhecimento, Disseminação, Uso e Apropriação da Informação, bem como a Preservação e Memória das fontes de informação da web (redes sociais, sites, portais, blog, microblogs, buscadores, metabuscadores, entre outros) em movimentos negros e organizações de mulheres negras, assim como interessa-se pelas trajetórias de vidas de mulheres negras na arquivologia, biblioteconomia e ciência da informação. Áreas de atuação: Ciência da Informação, Sociologia e Educação, com vistas ao acesso e disponibilização da Informação presentes nos diversos suportes informacionais. É integrante representando o nordeste do GT de Relações étnico-raciais e decolonialidades ligado a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais (NEPIERE), o Grupo de Estudos Integrando Competências, Construindo Saberes, Formando Cientistas (GEINCOS), o Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Linguagem, Filosofia e Saberes, e o Grupo de estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação – GEPEMCI.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: leyde.klebia@ufba.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/9855397515537899
ORCiD :0000-0002-7224-4456
ResearcherID : N/A

  Corpo Docente Previamente Credenciado

Cesar Augusto Cusin

Cesar Augusto Cusin

Técnico em Processamento de Dados (1995), Graduado em Letras pelas Faculdades Integradas de Itararé (2001), Mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) (2005), Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) (2010). Professor e Coordenador de Pesquisa do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Paraíso (FAPCE). Professor do Mestrado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Acessibilidade do W3C (Escritório Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa – Novas Tecnologias em Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Consultor “ad hoc” de Business Intelligence da Soyuz Sistemas, de Ciência da Informação e Semântica da Seofish e de Acessibilidade do Instituto Döll de Tecnologia e Educação (IDTE). Atua como professor visitante em cursos de Pós-Graduação. Tem experiência e publicações nas áreas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, atuando principalmente com arquitetura da informação, desenvolvimento/acessibilidade web, gestão da informação e business intelligence.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: —
Lattes : http://lattes.cnpq.br/3946561052824159

Débora Adriano Sampaio

Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em História e Antropologia pela Universidade Cândido Mendes (UCM/RJ). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no curso de graduação em Biblioteconomia e docente permanente do Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). No ensino de graduação atua no setor de estudos de Organização e Tratamento da Informação. Na pós-graduação atua na área de concentração “Biblioteconomia na Sociedade Contemporânea”, vinculada à linha de pesquisa “Informação, Cultura e Memória”. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Representação, Memória e Subjetividades (INFORMES). Desenvolve estudos e pesquisas relacionados às temáticas: representação da informação; linguagens documentárias; informação e memória social; informação e patrimônio cultural; informação e Teoria Ator-Rede; leitura e formação de leitores.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: —
Lattes : http://lattes.cnpq.br/6540558738558126

Hamilton

Hamilton Rodrigues Tabosa

Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri.

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: hrtabosa@gmail.com
Lattes : http://lattes.cnpq.br/5194942555377349
ORCiD :0000-0002-2757-195X
ResearcherID : N/A

Luís Celestino de França Júnior

Luís Celestino de França Júnior

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política, Jornalismo Impresso, Comunicação e Cultura e as representações midiáticas da fome.

Linha de Pesquisa: Informação, Cultura e Memória
Sala: —
E-mail: luis.celestino@ufca.edu.br
Lattes : http://lattes.cnpq.br/4998271672992540

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina e professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, mediação da informação, serviço de referência e informação, bibliotecas públicas e biblioteconomia. Mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br). Presidente (Gestão 2014-2016) da ABECIN – Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação

Linha de Pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação
Sala: —
E-mail: —
Lattes : http://lattes.cnpq.br/1049186978910803
ORCiD :0000-0003-3629-7435
ResearcherID : N/A