Título:
Competências em informação dos usuários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, campus IV – Catolé do Rocha – Paraíba
Autor (a):
Midinai Gomes Bezerra (Lattes)
Resumo:
Analisa a prática das competências em informação no regime local de informação dos usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba, campus IV – Catolé do Rocha – Paraíba (SIB-UEPB). Realiza pesquisa participante com interesse específico de desvendar a realidade informacional de estudantes e acadêmicos, apresentando em um rico conjunto de dados qualitativos, coletados em encontros individuais com os pesquisados; dentre os procedimentos adotados, destaca-se um tour guiado, no qual o participante realiza busca e uso de informação de maneira prática, oportunizando a observação de situações reais de competências em informação. Corroborando com o amplo contexto das competências em informação já caracterizados em estudos anteriores, constata ausência de ações educacionais formais para usuários e, consequentemente, uma série de deficiências nas capacidades informacionais dos estudantes e acadêmicos. De modo a contribuir para dirimir este cenário, propõe a criação de um programa de desenvolvimento de competências em informação, estruturado em duas frentes de capacitação: a) no uso dos recursos e fontes de informação da biblioteca; b) na formatação e apresentação da produção de trabalhos acadêmicos. Conclui que a proposta do programa apresentado, com base em demandas reais do segmento estudantil da instituição, representa o primeiro passo em busca da valorização tanto por bibliotecários quanto pela comunidade acadêmica da função educacional da biblioteca – fator-chave para o alcance da responsabilidade social de inclusão das pessoas na vida acadêmica e na sociedade como um todo.
Palavras-chave:
Competências em informação; Prática de informação; Biblioteca acadêmica
Orientador (a):
Lucas Almeida Serafim
Linha de pesquisa:
Produção, comunicação e uso da informação
Produto de pesquisa:
Data de Defesa:
28/05/2019