Disciplinas | ||
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS EM BIBLIOTECONOMIA | ||
Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Sim Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Ambas as Linhas. Ementa: Fundamentação historiográfica da Biblioteconomia em nível global e nacional para compreensão da trajetória enquanto disciplina do conhecimento, prática técnico-científica, profissional e político-institucional. Elementos conceituais vinculados à prática científica em Biblioteconomia que compõem a consubstanciação de seus aspectos epistemológicos e filosóficos. Trajetória histórico-conceitual e pragmática da Biblioteconomia brasileira no século XX. Perspectivas da Biblioteconomia no século XXI. Relações históricas entre Biblioteconomia, Bibliografia, Documentação e Ciência da Informação. Aspectos histórico-conceituais da biblioteca. |
||
METODOLOGIA DA PESQUISA EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Sim Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Ambas as Linhas. Ementa: Pressupostos teóricos e práticos de pesquisa na Biblioteconomia. Abordagens conceituais e tipológicas de métodos e técnicas de pesquisa. Abordagem quantitativa e qualitativa da pesquisa. Elaboração de metodologias para pesquisas técnico-científicas. Etapas da pesquisa. Ética na pesquisa. Construção do projeto de pesquisa. |
||
INFORMAÇÃO, CULTURA E MEMÓRIA | ||
Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Sim Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, cultura e memória Ementa: Abordagens filosóficas e históricas do conceito de informação. A informação como fenômeno cultural. A informação e conceitos correlatos como dado, documento, artefato e acervo para preservação da memória. Contribuições da informação para construção de costumes e crenças comunitárias. Informação no contexto da cultura digital. Informação como fenômeno de mediação cultural. Reflexões sobre memória social. Informação como desiderato da formação identitária de indivíduos e grupos sociais. Práticas para estímulo à cultura e preservação da memória. |
||
PRODUÇÃO, COMUNICAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Sim Carga Horária: 48h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Produção, comunicação e uso da informação Ementa: Aborda as dinâmicas da informação nos contextos social, gerencial, tecnológico, histórico, filosófico e epistemológico. Políticas públicas de informação. Estuda mediações em ambientes de informação. Práticas de comunicação científica. Práticas de leitura e formação de competências. Processos, serviços e produtos para uso e apropriação da informação. |
||
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Ambas as Linhas. Ementa: Abordagens conceituais de mediação nas ciências sociais, especialmente na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tipos de mediação da informação. Aplicações da mediação em centros de informação. Mediação e tecnologias de informação. Mediação e gestão da informação. |
||
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Ambas as Linhas. Ementa: Estudos conceituais sobre políticas públicas. Conceitos de políticas públicas de informação. Políticas públicas de informação científica e tecnológica. Políticas em centros de informação. Políticas de inclusão digital. |
||
INFORMAÇÃO E MEMÓRIA | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, cultura e memória Ementa: Relações conceituais entre informação e memória. Práticas de informação como fenômenos de preservação da memória. A memória como fundamento para construção da informação. Estudos e práticas de preservação da memória em centros de informação. Memória digital. |
||
INFORMAÇÃO, CULTURA POPULAR E REGIONAL | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 48h Créditos: 3,0 Linha de pesquisa: Informação, cultura e memória Ementa: Estuda a aplicação de processos culturais e regionais em ambientes de informação. Conceitos de cultura popular e regional. A multiplicidade documental no fazer cultural. Estímulo à produção de documentos para cultura popular. O cordel como fonte de informação. O estado da arte em ambientes de informação. |
||
POLÍTICAS CULTURAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Estuda aplicações das políticas culturais em ambientes de informação. Conceito de política cultural. Práticas de ação cultural em ambientes de informação. |
||
FUNDAMENTOS DA MEMÓRIA SOCIAL | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Fundamentos teórico-conceituais, tipológicos e filosóficos da memória social. Memória social e identidade. A memória social como objeto nas ciências humanas e sociais aplicadas. Memória individual e coletiva. Memória social e esquecimento. Memória e linguagem. |
||
TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO I | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 48h Créditos: 3,0 Linha de pesquisa: Produção, Comunicação e uso da Informação Ementa: Origens das bibliotecas. Os conceitos de biblioteca nos contextos históricos. Percepção sobre a história das bibliotecas no Brasil. Tipologias de bibliotecas e suportes documentais. Funções e perspectivas de atuação das bibliotecas. Desafios da biblioteca na contemporaneidade. |
||
TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO II | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Produção, Comunicação e uso da Informação Ementa: Envolve às concepções, teorias e práticas acerca das bibliotecas universitárias e especializadas. Gestão da informação em bibliotecas universitárias e especializadas. Uso de tecnologias em bibliotecas universitárias e especializadas. O fomento à pesquisa em bibliotecas universitárias e especializadas. Processos de representação, recuperação, acesso e apropriação da informação em bibliotecas universitárias e especializadas. Fontes e serviços de informação em bibliotecas universitárias e especializadas. |
||
TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO III | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Produção, Comunicação e uso da Informação Ementa: Contempla as concepções, teorias e práticas alusivas as bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. Gestão da informação em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. Uso de tecnologias em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. Processos de representação, recuperação, acesso e apropriação da informação em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. Fontes e serviços de informação em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. |
||
TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO IV | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Produção, Comunicação e uso da Informação Ementa: Aborda as perspectivas de atuação no âmbito das bibliotecas digitais e virtuais. Semelhanças e diferenças conceituais entre bibliotecas digitais e virtuais. Gestão da informação em bibliotecas digitais e virtuais. Processos de representação, recuperação, acesso e apropriação da informação em bibliotecas digitais e virtuais. Políticas de acervos digitais. Fontes e serviços de informação em bibliotecas digitais e virtuais. |
||
TEORIAS E PRÁTICAS DE MEMÓRIA EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Estudos sobre práticas de memória em bibliotecas, arquivos e museus. Relações entre museu e memória. Arquivo como fonte de preservação da memória. Bibliotecas como ambientes de preservação da memória. Práticas de preservação da memória em ambientes de informação. |
||
MÍDIAS DIGITAIS PARA AMBIENTES DE INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 48h Créditos: 3,0 Linha de pesquisa: Produção, Comunicação e uso da Informação Ementa: Contextualiza o conceito de mídia digital e dispositivos moveis aplicados aos contextos das bibliotecas. Web 2.0 e as redes sociais. Ferramentas da biblioteca 2.0. Perfil do bibliotecário 2.0. Perfil do usuário 2.0. Usos e aplicações dos dispositivos móveis em bibliotecas |
||
ÉTICA PROFISSIONAL E DA INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 48h Créditos: 3,0 Linhas de pesquisa: Ambas as Linhas. Ementa: Fundamentos da ética profissional no campo da informação, em especial, na Biblioteconomia. Fundamentos conceituais e tipológicos da ética. Códigos de conduta ética e aspectos deontológicos dos profissionais da informação. Direitos autorais e plágio. Relações entre ética e informação. Ética da informação: conceitos, características e aplicações. |
||
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Aborda perspectivas de aplicação da arquitetura da informação em ambientes e centros de informação. Conceitos e fundamentação histórica da arquitetura da informação. A arquitetura da informação na Biblioteconomia e Ciência da Informação: conceitos, características, abordagens e aplicações. |
||
PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Produção, Comunicação e uso da Informação Ementa: Concepções sobre os aspectos semânticos que envolvem o termo profissional da informação e suas perspectivas de atuação. O profissional da informação no século XXI. Tipos de profissional da informação. Ética do profissional da informação. Atividades do profissional da informação no âmbito da organização, gestão, uso de tecnologias, fontes, recursos e serviços de informação, estímulo à leitura, a pesquisa e a inovação. |
||
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO I | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Aspectos teóricos, históricos e epistemológicos do conhecimento. Filosofia e epistemologia da organização do conhecimento. Sistemas de organização do conhecimento. Teorias que sustentam a Representação e Organização do Conhecimento. O uso do conhecimento em múltiplos suportes documentais e sistemas de informação |
||
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO II | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Estudos e práticas de representação descritiva em ambientes de informação. Relevância das técnicas de representação descritiva da informação para preservação do conhecimento em suportes físicos e virtuais. Práticas em AACR2 e Marc21. Uso dos FRBR. Estudos e práticas em RDA. AACR2 e RDA: relações, diferenças e aplicabilidades. |
||
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO III | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Estudos e práticas de representação temática em ambientes de informação. Relevância das técnicas de representação temática da informação para preservação do conhecimento em suportes físicos e virtuais. |
||
REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Sistemas de Recuperação da Informação. A organização e recuperação da informação em ambientes de informação. Tipos e possibilidades de recuperação da informação. Recuperação da informação na Web com ênfase em ambientes digitais e virtuais de informação. |
||
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Produção, Comunicação e uso da Informação Ementa: Concepção de informação e conhecimento organizacional. Criação, compartilhamento e uso do conhecimento nas organizações. Elementos da gestão do conhecimento: pessoas, cultura organizacional, aprendizagem organizacional, estrutura organizacional e tecnologia. Perfil do gestor na era do conhecimento. Modelos de gestão do conhecimento. O papel da informação e do conhecimento no processo decisório. |
||
FOTOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO SOCIAL | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de Ementa: História da fotografia. Usos, funções da fotografia. Mídias fotográficas. Relações entre fotografia e sociedade. Fotografia e representação social. Fotografia e memória familiar. O advento e uso da fotografia amadora. A migração para a era digital e as linguagens contemporâneas na fotografia. Leitura e interpretação das imagens fotográficas. Acervos e coleções fotográficas. Fotografia e função documental. |
||
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 64h Créditos: 4,0 Linha de pesquisa: Produção, Comunicação e uso da Informação Ementa: Estudos sobre comunicação científica em ambientes de informação. Modelos de comunicação científica. Comunicação científica em ambientes digitais e virtuais. Comunicação científica no contexto dos estudos métricos de informação. Acesso livre ao conhecimento. Políticas de acesso à informação científica. |
||
EDUCAÇÃO, CULTURA E MEMÓRIA | ||
Nível: Mestrado Profissional Obrigatória: Não Carga Horária: 32h Créditos: 2,0 Linha de pesquisa: Informação, Cultura e Memória Ementa: Estudo da informação no âmbito das perspectivas culturais, da educação e da memória, a partir da pesquisa em cultura popular e regional, baseada nos estudos sobre aprendizagem compartilhada do conhecimento e da informação. |