Título:
Perspectivas de atuação em bibliotecas universitárias: proposição de um modelo para avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC)
Autor (a):
Rafaelle Gleice dos Santos (Lattes)
Resumo:
Aborda a avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / Ministério da Educação (INEP/MEC) em bibliotecas universitárias,
contextualizando com as formas de avaliação no Brasil, em especial, no âmbito da educação superior. A questão central da pesquisa está definida em: como elaborar um modelo de atuação para que a biblioteca universitária esteja apta a cumprir com excelência os requisitos
estabelecidos pelo MEC? Desse modo, apresenta o objetivo geral propondo investigar os procedimentos aplicativos do INEP/MEC em bibliotecas universitárias, visando à proposição de um modelo estratégico de atuação que subsidie os bibliotecários no processo de avaliação. Os objetivos específicos estão pautados em discutir sobre o processo de avaliação da educação superior no âmbito das bibliotecas universitárias, abordar as diversas concepções e procedimentos de atuação em bibliotecas universitárias, identificar padrões de ação e atuação dos bibliotecários destes ambientes informacionais em relação às avaliações do INEP/MEC, descrever como ocorre o processo de avaliação do INEP/MEC nas IES nos processos estruturais, acadêmicos (ensino, pesquisa, extensão) e pessoas (corpo docente e técnicoadministrativo), e formular um modelo de atuação para as bibliotecas universitárias no contexto da avaliação do INEP/MEC. A metodologia definida para a pesquisa está baseada na seguinte taxonomia: quanto aos fins (pesquisa descritiva) e quanto aos meios (bibliográfica e documental). Apresenta abordagem qualitativa, o método aplicado constitui o compreensivo/hermenêutico e utiliza o questionário semiaberto como técnica de coleta de dados. Conclui que, diante do referencial posto nesse estudo, e dos resultados obtidos nas análises dos dados, a construção do modelo proposto que é constituído com as suas ações programáticas (pragmáticas, institucionais, gerenciais estratégicas e gerenciais de pessoal) torna aos bibliotecários de bibliotecas universitárias à realização de avaliações mais precisas e seus processos mais eficientes.
Palavras-chave:
Avaliação de ensino superior; Bibliotecas Universitárias – modelo de avaliação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP; Bibliotecário
Orientador (a):
Jonathas Luiz Carvalho Silva
Linha de pesquisa:
Produção, comunicação e uso da Informação
Produto de pesquisa:
Data de Defesa:
04/04/2018