Perspectivas de práticas de leitura literária em bibliotecas escolares: proposta de estratégias aplicadas ao Instituto Federal do Piauí – campus Picos

Amanda Maria Coelho Vieira Albuquerque (Lattes)

Trata-se de um estudo sobre práticas de leitura literária na biblioteca do IFPI – Campus Picos. Tem como problemática o seguinte questionamento: quais estratégias podem ser adotadas pela Biblioteca do IFPI – Campus Picos de forma a fomentar as práticas leitoras nos alunos do Ensino Médio para além das leituras obrigatórias? Este estudo teve como objetivo geral: investigar práticas de leitura literária em bibliotecas escolares, visando à proposição de um produto a ser aplicado ao IFPI – Campus Picos. E como objetivos específicos: investigar as práticas leitoras dos alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico, bem como a frequência com que leem e identificar quais atividades de leitura poderão ser adotadas pelas bibliotecas escolares do IFPI. Embasa-se na hipótese de que não há a utilização adequada por parte da comunidade de alunos (usuários) no que diz respeito a leituras de lazer e entretenimento, que também trazem aprendizados para a vida tanto acadêmica quanto social. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, dando-se prosseguimento a posteriori com a elaboração e aplicação de questionários com os alunos do Ensino Médio do IFPI – Campus Picos, a fim de constatar as suas aspirações informacionais e identificar as atividades de leitura que podem ser desenvolvidas junto a esses alunos. Assim, resultando na elaboração de uma política de atuação para bibliotecas escolares, chamada “Estratégias de práticas de leitura para bibliotecas escolares”, sendo composto por um conjunto de iniciativas voltadas para uma maior participação e interação da biblioteca com esses alunos, a exemplo de: grupos de leitura, oferta de cursos/oficinas, lançamento de livros, debates, etc., a ser utilizado pela Unidade de Informação em questão e demais bibliotecas escolares.

Práticas de Leitura; Biblioteca Escolar; Competência Leitora; Ensino Médio; IFPI – Campus Picos

Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Linha de pesquisa: