DocenteÁreas de interesse
André Anderson Cavalcante FelipeOrganização e Representação da Informação e do Conhecimento. Representação Temática da Informação. Linguagens Documentárias. Tesauros. Vocabulário Controlado.
Ariluci Goes ElliottOrganização e representação da informação documental; Conceitos, teorias e práticas nos estudos de memória.
Carla Façanha de BritoMemória e Informação. Recursos e Serviços Informacionais. Fontes de Informação. Representação da Informação. Museu. Museologia. Patrimônio Material e Imaterial.
David Vernon VieiraMarketing digital para unidades de Informação; Repositórios digitais e Redes sociais; Dispositivos móveis para unidades de informação.
Denise Braga SampaioMemória. Memória Coletiva. Memória subterrânea Comunidades sub-representadas e comportamento informacional. Gênero, sexualidade e informação. Desinformação e pós-verdade. Competência em Informação. Metodologias ativas de aprendizagem voltadas à Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Violência e resistência informacional. Marcadores sociais de diferença e práticas informacionais. Regimes de Informação.
Denysson Axel Ribeiro MotaAcervos Informacionais Digitais. Bases de Dados. Algoritmos como Instrumentos de Repressão Étnico-Racial e de Gênero. Aspectos Éticos, Legais e Humanos das Tecnologias. Ciência de Dados. Comunicação e Divulgação Científica. Digitalização de Acervos. Linguagens Naturais e Artificiais em Ciência da Informação. Processamento Automático ou Semiautomático de Texto. Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. Recuperação da Informação. Representação Contextual. Sintaxe, Semântica e Pragmática. Tecnologia e Visualização de Dados. Web Pragmática. Web Semântica.
Elieny do Nascimento SilvaGestão de unidades de informação; Mediação da informação; Responsabilidade social universitária; Extensão universitária.
Erinaldo Dias ValérioInformação antirracista, movimento social negro, formação do (a) profissional da informação, formação de leitores (as) antirracistas, bibliotecas escolares, Lei 10.639/03 – acervo, busca, acesso e uso da informação; estudos de usuários da Informação.
Francisca Pereira dos SantosInformação e memória. Cultura. Literatura de cordel.
Gracy Kelli MartinsOrganização e representação da informação e do conhecimento; Estudos históricos e Institucionalização científica da Biblioteconomia; Estudos curriculares em Biblioteconomia.
Henriette Ferreira GomesMediação da informação. Fundamentos da informação.
Jonathas Luiz Carvalho SilvaFundamentos da informação; Estudos de usuários e mediação da informação; Políticas públicas para bibliotecas escolares e comunitárias.
Jucieldo Ferreira AlexandreHistória do livro e da leitura. História da Imprensa. Patrimônio Cultural. Práticas de escrita. Museus e memória. Paleografia. História regional.
Leyde Klebia Rodrigues da SilvaMemória. Estudos Étnicos-Raciais e de Gênero. Produção do Conhecimento. Disseminação, Uso e Apropriação da Informação. Fontes de informação da Web; Fundamentos e Epistemologia social. Feminismo negro.
Lucas Almeida SerafimMediação da Informação; Competências em Informação; Comportamentos/práticas de informação; Abordagem Positiva da Informação; Contextos Maiores de Informação (aspectos afetivos, emocionais, prazerosos e profundos da informação); Métodos Visuais e de Arte Informada; Etnografia da Informação.
Luiz Manoel LopesÉtica da informação profissional; Cibercultura; Tecnologia da inteligência, Filosofia da Informação, Filosofia da Diferença.
Marcus Vinicius de Oliveira BrasilGestão e empreendedorismo. Gestão da informação e do conhecimento. Tecnologias da informação. Marketing. Gestão de projetos de inovação em ambientes de informação.
Maria Cleide Rodrigues BernardinoGestão de Bibliotecas Públicas e Escolares; Projeto de Leitura em Ambientes Informacionais; Empoderamento de bibliotecas públicas; Bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis; Bibliotecas prisionais.
Priscilla Régis Cunha de QueirozPráticas e processos de produção e representação da informação. Aspectos relacionados à oralidade, políticas culturais, patrimônio cultural, educação patrimonial, memória, cultura e História regional.
Paulo Eduardo Lins CajazeiraComunicação e uso da informação; Repositórios digitais; Indexação de produtos audiovisuais; Mídias Digitais. Tecnologia e Comunicação. Acervos Audiovisuais digitais.