Coordenador:

 

Denysson

Denysson Axel Ribeiro Mota

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando na linha de Representação da Informação, mais especificamente com Web Semântica e Web Pragmática. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011), onde trabalhou com ênfase em Gestão do Conhecimento para Micro e Pequenas Empresas. Especialista em Análise de Testes no projeto de residência em sofware pelo CIn/UFPE, onde atuou no C.E.S.A.R. como analista de testes. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tiradentes (2007). Foi professor substituto da Universidade Federal de Sergipe, entre 2010 e 2012, atuando na graduação com Sistemas de Informação, Gestão da Informação e Fundamentos de Computação. Atualmente é professor substituto Universidade Federal do Cariri, onde é Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Ambientes de Informação, atuando nas áreas de estudos Gestão de Unidades de Informação e Tecnologia da Informação, e nos cursos de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia e Engenharia de Materiais.

Sala: 46
E-mail: denysson.mota@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1273037072033521

 

  Vice-Coordenador:

 

Jonathas

Jonathas Luiz Carvalho Silva

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Ministra disciplinas no setor de pesquisa e fundamentos teóricos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Na pesquisa, atua na fundamentação teórica, histórica, epistemológica e filosófica da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Informação; estudo de usuários e mediação da informação; bibliotecas escolares, comunitárias e públicas; atuação profissional, representação ética e político-institucional da Biblioteconomia. Colunista e colaborador da Revista Biblioo.

Sala: 44
E-mail: jcarvalho@cariri.ufc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2376636144965734

 

  Corpo Docente:

 

Ariluci

Ariluci Goes Elliott

Professora Efetiva do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Desenvolve docência em disciplinas relacionadas à Organização e Tratamento da Informação. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Especializada em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

 Sala: 40
E-mail:ariluci@cariri.ufc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9873581625743462

 

Maria

Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Possui Doutorado em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB); Mestrado em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares pela Universidade de Brasília (UnB) Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA); e Graduação em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas, escolares, leitura e formação de leitores.

Sala: 40
E-mail: cleide@cariri.ufc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5619979866984830

 

 David

David Vernon Vieira

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Organização da Informação, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012. A pesquisa do doutorado observou a utilização das mídias sociais em bibliotecas universitárias espanholas. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atuação acadêmica: Desde 2005 é professor do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atuação profissional: experiência como analista de sistemas em projetos de desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão para as áreas de manufatura e administração empresarial em empresas do ramo petrolífero, hospitalar e curtimento de couro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação de bibliotecas, Mídias Sociais, Bibliotecas Universitárias, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Ensino à Distância. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão que envolve o emprego da Tecnologia da Informação para as áreas de Ciência da Informação e Administração.

 Sala: 42
E-mail: david.vieira@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3561131844492762

 

Gracy

Gracy Kelli Martins

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho Marília, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPB. Atualmente é professora adjunta no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (Ceará) e atua nas áreas de Organização e Representação da Informação/ Conhecimento; Fundamentos teóricos e Memória em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

 Sala: 46
E-mail: gracy@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7431498333122929

 

Irma

 Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento Organizacional (2009), possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela mesma instituição no ano de (2007). Ex- Bolsista CAPES. Atualmente exerce o cargo de Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas -CCSA. Foi Diretora Adjunta da Cooperação Internacional da UFCA. Foi Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Coordenadora de estágio. É Membro do Conselho Universitário. Membro do Conselho de Ensino da UFCA. É responsável pela unidade acadêmica de Gestão de Unidades de Informação. Parecerista de Periódicos no Campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia. Parecerista e Avaliadora de Cursos do Guia do Estudante da Editora Abril. Busca entre outros aspectos, integrar teoria e prática durante as aulas observando os focos de conhecimento reais e potenciais, aproveitando ao máximo as ferramentas de aprendizagem disponíveis para potencializar o desenvolvimento do capital intelectual dos alunos, com foco na motivação e desempenho. Tem interesse na área de competência informacional, tecnologia da informação, Produção científica e empreendedorismo além de participar de grupo de pesquisa sobre aprendizagem organizacional e competência informacional. Tem experiência em gestão e organização bibliotecas e arquivos públicos e privados.

 Sala: 39
E-mail: irma@cariri.ufc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7768460764767759

 

??????????????????????

Alexandre Pereira de Souza

Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Mestre em Ciência da Informação. Atualmente é coordenador do Curso de Biblioteconomia da UFCA, foi Coordenador Institucional do Programa Ciências Sem Fronteira. É membro titular do Conselho Universitário – CONSUP. Membro titular do Conselho Curador da Fundação Memorial Padre Cícero. Membro da Câmara de Extensão da UFCA – CAMEX. Membro da Câmara de Ensino da UFCA – CAMEN. Tem sob sua responsabilidade o setor de estudos relativo aos Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e Ciência da Informação, bem como Metodologia da Pesquisa. Ex-bolsista do CNPq no Projeto Biblioteca Digital de Jovens e Adultos da Casa Brasil fomentado pela UNESCO. Ex-monitor do programa Elaboração de Trabalho Monográficos promovido pelo curso de Biblioteconomia da UFPB. É Editor ad hoc da Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Foi professor da Cooperativa para o Desenvolvimento do Nordeste – CDN.

Sala: 38 / 41
E-mail: alexandre@cariri.ufc.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3416064810722284

 

Marcus

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1999) e em Teologia pela Faculdade Kurios-FAK-Maranguape-CE (2007) com chancela da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Econômico- UFC(2001), e em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Gestão Escolar- FAK (2009). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Foi o 1º coordenador do curso de Administração da UFC no Cariri. Coordena o Núcleo de Estudos em Responsabilidade e Marketing Social- NERMS desde 2007. Foi bolsista de mestrado e de doutorado pela FUNCAP/CE e de Pós-Doutorado- PNPD/CAPES. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza-PPGA/UNIFOR (2014). Pós-Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará-PPAC/UFC (2015). É professor adjunto da Universidade Federal do Cariri- UFCA.

 Sala: 43
E-mail: marcus.brasil@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1806063717574977

 

Robson

José Robson Maia de Almeida

Doutor (2014) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com pesquisa sobre Aprendizagem Musical Compartilhada com instrumentos musicais de sopros. Especialização em Arte e Educação pelo IFCE (2007) e Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2005).

 Sala: 112
E-mail: robson.almeida@ufca.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5116712500151643