Contribuições das soft skills na carreira dos egressos do programa de pós-graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri: proposta de um guia

Micaele Rodrigues Feitosa Melo (Lattes)

O mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente e o que antes era requerido do bibliotecário – as competências técnicas – hoje não são suficientes para atender as constantes mudanças proporcionadas pelo advento da tecnologia. Neste sentido, quanto às contribuições das Soft Skills na construção da carreira dos profissionais da biblioteconomia foi levantada a seguinte problemática: Como as Soft Skills contribuem para a carreira dos bibliotecários, considerando a realidade dos profissionais egressos do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri? O presente estudo tem como objetivo geral compreender em que aspectos as Soft Skills contribuem para a construção da carreira dos bibliotecários, visando à proposição de um guia de carreira para os profissionais que almejam atuar no âmbito da biblioteconomia. e como objetivos específicos: 1) descrever o perfil e a trajetória profissional dos bibliotecários; 2) identificar as Soft Skills desejáveis no âmbito da biblioteconomia segundo a literatura e de acordo com a percepção dos bibliotecários; 3) apresentar as perspectivas profissionais dos bibliotecários segundo os modelos de carreira contemporâneos; 4) verificar a relação existente entre as Soft Skills e o desenvolvimento da carreira do bibliotecário. Quanto a coleta dos dados necessários para a constituição da pesquisa em pauta, se deu através de questionário online aplicado fazendo uso do Google Forms. A natureza dos dados foi constituída por meio de uma abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que, mesmo com as melhores perspectivas com relação ao futuro da biblioteconomia, apenas desenvolver habilidades técnicas não é mais suficiente. Sendo assim, as seguintes competências destacam-se como importantes para atuar como bibliotecário: lidar com incerteza, gestão de tempo e mudança, capacidade de sacrifício e trabalhar sobre pressão. Essas competências dizem muito a respeito das mudanças ocorridas pelo advento da tecnologia que promove as transformações do perfil do bibliotecário bem como suas possíveis áreas de atuação. Além da carreira dos concursos públicos que foi amplamente citada pelos entrevistados, ficou evidente que o empreendedorismo e gestão figuram tendência e na percepção dos entrevistados vale a pena investir nessas áreas. Conclui-se, portanto, que as Soft Skills exercem influência direta na atuação desses profissionais e direcionam suas escolhas.

soft Skills; carreira; cibliotecário; Universidade Federal do Cariri (UFCA); Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB)

Prof. Dr. Marcus Vinicius de Oliveira Brasil

Produção, Comunicação e Uso da Informação