Título:

Revitalizar histórias e culturas subalternizadas: a informação indígena nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Autor (a):

Cinthia Thamiris Fernandes (Lattes)

Resumo:

Instituto Federal do Ceará. Com isso, apresenta como questão-problema: como o acervo
informacional presente no Sistema de Bibliotecas do IFCE pode contribuir para que as
bibliotecas e a atuação bibliotecária promovam o acesso à informação indígena, pensando no
reconhecimento e na valorização das histórias e culturas indígenas na Educação Básica? Traz
como objetivo geral: mapear a informação indígena presente no acervo do Sistema de
Bibliotecas, a fim de atuar como recurso informacional e educativo no processo de ensino das
histórias e culturas indígenas. Especificamente, objetiva: a) explorar a literatura científica da
Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas correlatas sobre informação indígena; b)
identificar a informação indígena, no acervo das bibliotecas do IFCE, inserida no sistema
SophiA Biblioteca; c) indicar estratégias informacionais, para emancipação da informação
indígena, que considerem a formação e atuação bibliotecária; e d) elaborar um guia com fontes
de informação indígena que atue como instrumento informacional sobre as histórias e as
culturas dos povos indígenas. O percurso metodológico se molda numa perspectiva decolonial,
no entanto utiliza a estética ocidental norte-americana e europeia, que a molda como uma
pesquisa bibliográfica, exploratória, quantitativa e indutiva. Utiliza o método de pesquisa
indutivo na coleta e análise de dados, por ser considerado mais adequado para investigações
das Ciências Sociais, e, nas análises, reflexões e inferências acerca do resultado do mapeamento
de informação indígena coletado no SophiA Biblioteca, depositário de todo material
bibliográfico dessas bibliotecas. Apresenta a elaboração do produto informacional, o guia de
fontes de informação indígena. Nos resultados e nas discussões, mostra, nessas bibliotecas, em
sua grande maioria, a falta de materiais de informação indígena, conforme a quantidade de
obras apontadas no mapeamento. Por fim, nas considerações finais, aponta que o lugar
epistêmico do acervo dessas bibliotecas e a atuação bibliotecária se encontram sob um contexto
de produção de conhecimentos eurocentrados, das chamadas sociedades modernas/capitalistas,
e faz observações pautadas na necessidade de se produzirem estudos em torno dessas questões,
não pretendendo se esgotar na presente pesquisa.

Palavras-chave:

Informação indígena; bibliotecas; Instituto Federal do Ceará; ensino das histórias e culturas indígenas; Biblioteconomia; Ciência da Informação; epistemologia
decolonial.

Orientador (a):

Prof. Dr. Erinaldo Dias Valério

Linha de pesquisa:

Informação, Cultura e Memória

Produto de pesquisa:

Guia de fontes de informações indígenas.

Data de Defesa:

30/11/2022

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